Kremlin desmente presença de tropas russas em Moçambique


O porta-voz do Klemlin, Dmitry Peskov, é citado pela Agência de Notícias Russa, TASS, como tendo negado ontem haver tropas russas em Moçambique

A presença de tropas russas em Moçambique ainda não é reconhecida pelo governo de Vladimir Putin. O porta-voz do Klemlin, Dmitry Peskov, é citado pela Agência de Notícias Russa, TASS, como tendo negado ontem haver tropas russas em Moçambique. “ Não há militares russos em Moçambique”, disse Dmitry Peskov.

Como estes declarações, o porta-voz do goveno russo, desmentia informações dando conta da morte de um militar russo em combate contra os insurgentes na Província de Cabo Delgado.

Se do lado russo continua a haver intransigência em reconhecer a presença de tropas em território moçambicano, o discurso do governo moçambicano sobre o assunto tem evoluído. Recentemente, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, reconheceu que Moçambique tinha recebido equipamento militar russo. Também, Pacheco não fez mais do que reconhecer algo já era evidente. Tornaram-se virais as fotos de um avião russo descarregando equipamento militar no Aeroporto de Nampula.

Apesar de nenhum dos governos aceitar a presença de militares russsos na Província de Cabo Delgado, há informações que indicam que estejam já estão no terreno e a combater os insurgentes.

Aliás, há quem justifica a sua presença pelo tipo de equipamento militar que chegou a Moçambique. Os helicópteros e drones que chegaram a Moçambique, são normalmente operados por militares russos independentemente do país para onde estejam destacados. (Redacção com TASS)

0 visualização

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI