Jornalista Armando Nenane vence "prémio de depositante de quantias infimas"


O jornalista e activista de direitos humanos e cidadania Armando Nenane, director executivo da Associacao Mocambicana de Jornalismo Judiciario (AMJJ), recebeu uma chamada de alguem que se identificou como sendo gestor de contas do Banco Comercial e de Investimento (BCI) supostamente para lhe informar que ele ganhou um alegado "premio de depositante de quantias infimas" por ter depositado 50 meticais no dia 01 de Julho de 2020 numa conta bancaria supostamente pertencente a Direccao da Logistica e Financas do Ministerio da Defesa Nacional. 

O aludido "premio", segundo o tal gestor de contas do BCI, seria de 6.500,00 meticais. A chamada foi efectuada nas primeiras horas da manha de sabado, com o numero 82 62 82 480, tendo a pessoa se identificado com o nome de Nelson Mavie. O tal individuo terminou com a chamada com a promessa de voltar a entrar em contacto supostamente com os procedimentos que irao conduzir ao recebimento do referido premio.

Armando Nenane voltou a retornar a chamada no sabado, tendo se identificado como sendo do Ministerio do Interior, que queria saber se estava a falar com o gestor de conta do BCI. Quando ouviu falar do Ministerio do Interior, a pessoa pura e simplesmente desligou o telefone.

Na tarde de ontem (segunda-feira), a equipa de investigacao do MOZ24H ligou para o mesmo numero, a tal pessoa atendeu, tendo dito que nao era gestor de conta do BCI e tambem que nao tinha ligado para Nenane no sabado, que desconhecia o assunto.

Numa altura em que existem muitas burlas protagonizadas por pessoas de ma-fe com recurso aos telemoveis e tecnologias digitais, Nenane disse que ira apresentar uma queixa nas autoridades competentes com vista a apurar a verdadeira identidade da pessoa que efectuou tal chamada alegando que era vencedor de uma premio de 6.500,00 meticais como "depositante de quantias minimas" na conta do BCI.  

Armando Nenane ja deixou claro para todos que efectuou o deposito de 50 meticais numa conta supostamente pertencente a Direccao Nacional da Logistica e Financas do Ministerio da Defesa Nacional com o intuito de descobrir quem estara por detras da mesma. No respectivo talao de deposito, apareceu o nome do antigo Ministro da Defesa Nacional, Atanasio Salvador Mtumuke.

De acordo com o semanario Canal de Mocambique, a referida conta foi supostamente criada para gerir as compesações destinados aos militares das Forcas Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e policias da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) no ambito de um acordo alegadamente classificado confidencial entre os ministerios da Defesa e do Interior e as empresas multinacionais Total (antiga Anadarko) e Mozambican Rovuma Venture (antiga ENI) com vista a criação de uma Forca Tarefa Conjunta para o fornecimento de serviços de segurança para aquelas empresas.

O Canal de Moçambique terá apurado que o referido dinheiro não chega aos destinatarios, nomeadamente militares e policias, estado a ser supostamente comido pelos chefes. 

Por causa da publicação desses factos, os jornalistas do Canal de Mocambique, nomeadamente o director Fernando Veloso e o editor Matias Guente, foram constituidos como arguidos num processo em que sao acusados de violação de segredo de Estado, estando neste momento o processo a correr os seus tramites legais.

Neste momento fica a duvida: o que tem a ver a chamada recebida por Armando Nenane por alguem que diz que ira receber um "premio de 6.500 meticais como depositante de quantias minimas" com todo este esquema que foi revelado pelo Canal de Mocambique e que ainda promete fazer correr muita tinta? Isso, somente uma pericia forense podera deteriminar. A quem pertence o numero 82 62 82 480? (Moz24h)

489 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI