• estaciosvaloi

Investigador da Gorongosa recebe uma bolsa



Jacinto Mathe vai usar uma bolsa da National Geographic para criar e implementar uma estratégia de partilha de conhecimento que dê aos estudantes universitários Moçambicanos uma vantagem competitiva na candidatura a graus avançados.


O projecto do Jacinto Mathe envolve a formação de 40 estudantes de licenciatura Moçambicanos em Programação R, Mendeley Reference Manager e redação científica para iniciantes. No final do programa de formação inicial, cada um dos 40 estudantes participantes - sob a supervisão da equipa de investigação da Gorongosa e do colaborador Gimo Daniel do Museu Nacional de Bloemfontein, África do Sul - irá formar e equipar mais 10 estudantes com as mesmas competências nas suas universidades.


Mathe reconheceu a necessidade enquanto fazia o curso de licenciatura em medicina veterinária em Moçambique e durante a sua bolsa de investigação no Parque Nacional da Gorongosa.


“Recebi muitos pedidos de ajuda dos meus colegas e de outros estudantes Moçambicanos durante o último ano do curso de licenciatura,” disse Mathe. “Eles estavam à procura de ajuda na análise de dados, redação de dissertações e gestão de referências."

10 visualizações0 comentário