Insurgentes capturam ilhas em Cabo Delgado


Um grupo insurgente invadiu e anexou, esta semana, duas ilhas estratégicas perto de Palma e Mocímboa da Praia, na provínvia de Cabo Delgado, avança o portal noticioso VOA Português.

O ataque recente foi na madrugada de terça-feira, 8, quando os insurgentes invadiram a ilha de Vamisse, nos arredores de Olumbe, que acolhia dezenas de deslocados dos ataques armados, tendo queimado quase a totalidade das palhotas feitas com os parcos recursos que conseguem.

Há cerca de uma semana, o grupo localmente conhecido por al-shaabab destruiu as cabanas de outros deslocados e Pescadores, na ilha Mecungo, no distrito Mocímboa da Praia, cuja vila-sede continua ocupada por insurgentes.

Testemunhas revelaram ao VOA que os insurgentes chegaram em pequenos barcos a remo, tendo acordado todos os moradores e feito um comício ao amanhecer.

Moradores disseram à VOA que os insurgentes chegaram, pela madrugada, a ilha Vamisse, em pequenos barcos a remo, tendo acordado todos os moradores e os reunido numa lareira onde foi convocado um comício ao amanhecer.

No comício, o grupo de insurgentes orientou a população a deixar a ilha, tendo muitos partido em embarcações à vela para a cidade de Pemba, onde atracaram no bairro Paquitequete.

“Eles (insurgentes) estavam ainda na ilha quando deixamos o lugar, queriam controlar quem ia resistir à ordem” explicou à VOA um dos deslocados em Pemba, e não sabe se conseguirá um abrigo se deixar a praia onde pernoita há um dia.

“Eles queimaram as casas e avisaram que não queriam mais ninguém na ilha, então tive de fugir novamente dos al-shaabab” disse à VOA um outro deslocado que acabou de chegar a Pemba.

Durante a invasão, contaram os entrevistados, apenas um deslocado foi morto, por ter reconhecido um dos atacantes.

Uma fonte militar em Pemba, disse à VOA na tarde desta quinta-feira, 10, que as duas ilhas atacadas são estratégicas para as vilas de Palma e Mocímboa da Praia, e geralmente são usadas para descarregamento, sobretudo de drogas, que fornecem o mercado nacional e regional.

2,550 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI