inaugurada aceleradora OceanHub Africa


Foi inaugurada a aceleradora de impacto Africana que está focada em tecnologias de inovação aos oceanos

A equipa da OceanHub Africa vai abrir seu próprio espaço em fevereiro de 2020

CAPE TOWN, África do Sul, 6 de dezembro 2019/ -- Em todo o mundo as aceleradoras de impacto com foco em tecnologias de inovação aos oceanos vêm aumentando à medida que as sociedades começam a perceber a importância de concentrar esforços e investimentos em oceanos mais saudáveis. A Cidade do Cabo está particularmente bem posicionada para ser pioneira dessa mudança no continente Africano, porque está na encruzilhada de três oceanos, e beneficia-se de renomadas universidades e centros de pesquisa, além de um ecossistema empresarial com excelente estrutura, assim representando uma localização estratégica para participantes da economia dos oceanos.

Como parte do movimento, foi inaugurada na semana passada a aceleradora OceanHub Africa ( www.OceanHub.Africa) durante o evento Ocean Innovation Africa, com apoio da Wesgro, Embaixada da França na África do Sul, Universidade da Cidade do Cabo e V&A Waterfront. No evento também estavam presente mais de cinquenta pessoas selecionadas, incluindo empresários, pesquisadores, investidores, empresas oceânicas, organizações sem fins lucrativos e autoridades que se reuniram para elaborar o roteiro da iniciativa, em uma tentativa de moldar um futuro em que humanos e oceanos possam prosperar.

A OceanHub África está em uma missão para inspirar e apoiar as startups cuja tecnologia tenha impacto positivo nos oceanos, focando em acelerar o desenvolvimento e a adoção de inovações sustentáveis ​​para mitigar os efeitos do aquecimento global, exploração e poluição nos oceanos. OceanHub tem o objetivo de alavancar o ecossistema para fornecer dois serviços:

1.Um programa de aceleração para ajudar a criar soluções sustentáveis ​​para os oceanos, demonstrar ROI e crescer em toda a África. Com início previsto para 2020, a aceleradora já tem a primeira coorte de seis startups locais, onde fornecerá um espaço, orientação personalizada, acesso a conhecimentos de negócios e científicos, acesso a líderes de mercado, serviços práticos de parceiros corporativos (incluindo a AWS ativada para serviços em nuvem, SigFox e Silicon Cape para conexões de investidores) e suporte ao longo dos processos de captação de recursos, desde lançamentos até a estruturação de negócios.

2. Um programa de transferência de tecnologia para promover a colaboração entre pesquisadores e empresários. Em parceria com universidades locais, o objetivo do programa será encontrar usos comerciais de patentes científicas por meio da identificação de tecnologias transferíveis e da incubação de projetos selecionados. Esse programa fortalecerá o fluxo de startups focadas no oceano e alavancará o conhecimento existente nas universidades e centros de pesquisa.

A equipa da OceanHub Africa, atualmente hospedada pelo South African Venture Fund e pela incubadora SAVANT Technologies, vai abrir seu próprio espaço em fevereiro de 2020.

Todas as partes interessadas que desejam participar da solução são convidadas a se apresentar - empresas de impacto no oceano que buscam encontrar soluções para sua própria sustentabilidade, empresários que procuram um programa de aceleração sem ações ou investidores interessados ​​em apoiar a economia dos oceanos - Sustainable Development Goal 14.

16 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI