Hoje é dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação


A Comunidade Internacional celebra, hoje, 17 de Maio, o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação (World Telecommunication and Information Society Day (WTISD), este ano, sob o lema “Acelerando a Transformação Digital em Tempos desafiadores”. O lema enfatiza o papel fundamental das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na construção da resiliência social.

“No Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, vamos nos comprometer a trabalhar juntos para derrotar a Covid-19 e garantir que as tecnologias digitais sejam uma força do bem que nos ajude a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e não deixar ninguém para trás” (António Guterres, Secretário-geral da ONU).

O SG da ONU apela à protecção contra os perigos das tecnologias digitais, desde a disseminação de ódio e desinformação até aos ataques cibernéticos e exploração de dados.

Este ano, a efeméride será comemorada com um painel de discussão virtual do World Summit on the Information Society (WSIS) Forum 2021. O painel vai destacar a necessidade de uma cooperação reforçada em Telecomunicações e TIC, tanto entre países, como em diferentes sectores.

O WTISD 2021 tem como objectivo promover a aceleração da transformação digital, principalmente nestes tempos sem precedentes. Governos, empresas, órgãos da ONU, universidades, sociedade civil e outras partes interessadas precisam aumentar sua cooperação e reforçar o desenvolvimento de estratégias digitais e outras iniciativas baseadas na tecnologia. Os países devem continuar a alavancar as telecomunicações e as TIC por meio de políticas e estratégias digitais para apoiar a adaptação e garantir uma resposta oportuna e eficaz aos desafios actuais e futuros.

A efeméride destaca como as tecnologias digitais podem ajudar o mundo a se reconstruir melhor após a Covid-19, bem como se preparar para os tempos desafiadores no futuro. A crise do Covid-19 não só destacou o papel crítico das TIC para o funcionamento continuo das sociedades, mas também trouxe à tona surpreendentes desigualdades digitais entre os países. Os membros da UIT, intensificaram o seu envolvimento em actividades que se mostraram essenciais para salvar vidas, sustentar economias e fortalecer a resiliência em tempos difíceis. O SG das Nações Unidas, António Guterres, defende que esses tempos desafiadores aceleraram a transformação em todos os lugares. “Diante da Covid-19, empresas, governos e a comunidade digital se mostraram resilientes e inovadores, ajudando a proteger vidas e meios de subsistência”, defende Guterres.

No Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, conhecido também como o Dia da Internet, as Nações Unidas procuram incentivar acções que chamem a atenção das pessoas para as mudanças que acontecem com a Internet e outras formas de telecomunicação. Acabar com a exclusão digital e promover a segurança na Internet são algumas das ideias discutidas.

A propósito, quase metade da população mundial (3,7 biliões de pessoas) permanece desconectada da Internet; e destes, a maioria são mulheres. Todos devem ser incluídos, para se poder tornar as possibilidades do 5G, da inteligência artificial, da Internet das Coisas, da saúde digital e de outras tecnologias verdadeiramente transformadoras e sustentáveis.

No país, existem hoje 15.463.226 subscritores de telefonia móvel. O tráfego gerado pelo serviço telefónico móvel de voz foi, em 2020, de 24.058.526.969 minutos, enquanto o de dados (Internet), foi de 108.169.856.582 megabites (MB). O tráfego do Serviço de Internet, mostra uma tendência crescente, devido ao uso massivo do mesmo nos tempos da Covid-19. Em 2019 foi de 64.168.397.806 megabites (MB).

“Neste ano decisivo, a ITU usará o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação para unir o mundo na busca pela transformação digital em todas as áreas dos negócios e em todas as partes da vida. Será uma oportunidade de fortalecer as estratégias nacionais de desenvolvimento das TIC, implementar políticas inteligentes e medidas eficazes para estimular investimentos em TIC e habilidades digitais, e actualizar nossos serviços com novas tecnologias que variam de Inteligência.

Artificial (IA) a 5G, que são fundamentais para a economia digital”, declara Houlin Zhao, Secretário- geral da UIT.

Desde que as Administrações dos países-membros da União Internacional das Telecomunicações celebram a fundação desta agência especializada das Nações Unidas para o sector das telecomunicações, a 17 de Maio de 1865, que o Dia Mundial das Telecomunicações é comemorado associando as relações e os impactos deste sector com outras áreas da actividade humana. A propósito, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu "adicionar" o Dia Mundial da Sociedade da Informação, em 2005, a esta data comemorativa que já existia, o Dia das Telecomunicações. A primeira vez que a data foi comemorada em conjunto foi em 17 de Maio de 2006. (X)

14 visualizações0 comentário