HCB oficializa venda de 7.5% das suas acções


A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) oficializa esta segunda-feira, 20 de Maio, em cerimónia a realizar-se na Cidade de Maputo, Oferta Pública de Venda (OPV) de 7,5% das suas acções.

O anúncio da intenção da listagem da HCB na Bolsa de Valores de Moçambique e consequentemente da venda de 7.5% da Hidroelétrica de Cahora Bassa para singulares, empresas e instituições nacionais através da Bolsa de Valores de Moçambique, foi anunciada pelo Presidente da Republica Filipe Nyusi em Novembro de 2017, durante as comemorações do 10º aniversário da reversão da Hidroeléctrica de Cahora Bassa para o Estado moçambicano.

Segundo Filipe Nyusi, o objectivo é incluir cada vez mais os moçambicanos nos benefícios da reversão da HCB ocorrida há 10 anos em que o Estado moçambicano ficou com 92.5% da empresa e os restantes 7.5% com a Redes Eléctricas Nacionais de Portugal.

Com esta venda, o Estado deve ficar com 85% e os restantes estão abertos a qualquer moçambicano independentemente da sua filiação política, raça ou etnia segundo Filipe Nyusi.

Na ocasião, o Chefe de Estado anunciou que, ano passado, a empresa concluiu o pagamento de mais de 800 milhões de dólares contraídos em forma de empréstimo para pagar ao Estado português pelas acções da empresa. Esse pagamento aconteceu com 18 meses de antecedência em relação ao prazo previsto.

Recorde-se após o anúncio do Presidente da Republica, varias vozes da sociedade civil, incluindo alguns círculos radicais da Frelimo, insurgiram-se contra a venda das acções alegando que hipotecar-se um dos símbolos da conquista da independência nacional. Outros ainda, iam mais longe, ao colocar em causa a transparência do processo que irá conduzir a venda de 7.5% das acções da HCB para singulares, empresas e instituições nacionais através da Bolsa de Valores de Moçambique.

0 visualização

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI