Há melhorias de alimentação em Mecuburi


As comunidades do distrito de Mecuburi, a par de outras 12 da província de Nampula, estão a beneficiar do projecto Transform Nutrition que visa essencialmente melhorar o estado nutricional de 118.000 mulheres grávidas e lactantes, 260.000 raparigas adolescentes e 165.000 crianças com menos de 2 anos.

Em curso desde finais de 2019, o projecto da USAID implementado pelo consórcio liderado pela ADPP Moçambique em parceria com a Associação h2n, Universidade Lúrio (UniLúrio), a Viamo e a Aliança Global para a Melhoria da Nutrição (GAIN), os seus efeitos já se fazem sentir no seio das comunidades beneficiárias. Amélia José, é uma jovem de 32 anos de idade residente no distrito de Mecuburi e beneficiária do projecto.

Para a Amélia, o projecto Transform Nutrition, trouxe para si informações valiosas sobre Nutrição, o que de certa forma está melhorando a sua saúde e a dos seus filhos. Segundo ela, e mesmo considerando que antes da intervenção do projecto tinha algum conhecimento sobre alimentação saudável, a sua alimentação mudou bastante, pelo facto de ter feito uma horta na sua casa, o que faz com que adquira alguns alimentos directamente da sua casa, facto que permite maior diversificação de alimentos, o que não acontecia antes.

“Graças ao projecto, consegui ultrapassar alguns tabus relacionados à proibição do consumo de alguns alimentos pelo facto de ser gestante, como as folhas da mandioqueira e o ovo”.- Conta Amélia.

Durante o perídodo que está a participar no projecto, a Amélia conseguiu construir uma copa e uma horta. E mesmo assim, o seu desejo é de continuar a implementar as sugestões deixadas pela sua mentora, sendo que neste momento têm pensado na criação de animais domésticos.

De acordo com o projecto o que acontece na casa da Amélia replica-se por tantos outros que vendo o sucesso da sua implementação, decidem aderir aos ensinamentos de modo a melhorar não só a sua alimentação, mas também a qualidade de vida.

Importa referir que o objectivo do projecto é reduzir o atraso de crescimento e melhorar o estado nutricional de mulheres grávidas e lactantes, crianças com menos de dois anos e raparigas adolescentes.

29 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI