Guerra em Cabo Delgado: BA´s estão hoje na Aldeia de Menguelewa

Atualizado: Abr 8


A aldeia de Menquelewa, no distrito de Muidumbi, esta sob intenso ataque dos Bandidos armados aqu vem semeando luto e terror em Cabo Delgado. Após os ataques a Mocimboa da Praia e Quissaca os bandidos terão se retraido e esta madrugada, de acordo com fontes do Moz24h na aldeia voltaram a carga "o ataque começou na manhã de hoje segunda feira, dia 06 de Abril do ano em curso. Os bandidos chegaram aos gritos invocando o nome de Deus em islão, Alã Waki baru, e disparando para qualquer canto e dizendo que não pretendem matar a população daquela aldeia, se não os militares, agentes da PRM e tudo que seja do governo será destruido" . 

Até então, as nossas fontes afirmam que a população está trancada nas suas residências enquanto os bandidos armados no lado de fora vão fazendo o que lhes apetece com as infraestruturas daquele distrito.

Não se sabe ainda se há feridos ou mortos, uma vez que todos estão trancados nas suas residências outros estão nas matas para quem conseguiu fugir antes do bloqueio de todas entradas e saidas. De certa forma, este ataque não se difere com o de Mocimboa da Praia e Quissanga. 

Bloquearam todas as entradas que dão acesso á Menguelewa, estão com sua bandeira do Estado Islamico. A nossa fonte, acrescentou ainda que não se sabe ainda se os disparos estarão a ser replicados pelos militares, ou se estão a disparar contra a população pese embora tenham dita na sua chegada que não estão para matar a população: "eles são animais selvagens, já não são humanos, desde 4h que estamos trancados, e lá fora só se houvem disparos, não sei o que fizemos para passarmos por isso", disse a fonte.

É de salientar que estes ataques em Cabo Delgado se fazem sentir desde 05 de Outubro de 2017, até então nunca se soube quem está por de trás dos mesmos, embora com bandeiras do Estado Islamico, e o Estado Islamico tenha reivendicado vários ataques o Governo Moçambicano nunca afirmou de tratar-se dos Jihadistas do Istado Islamico a fazer o terrorismo em Cabo Delgado. Dessa forma ainda, segundo os discursos do Governo, os que fazem ataque em Cabo Delgado, são pessoas desconhecidas mas há investigaçoes para se saber as causas e quem é o mandante destes homens que a quase 3 anos matam sem piedade aquele povo de Cabo Delgado. (Nazira Suleimane)

3,204 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI