Grupos armados são ameaça à independência


O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, afirmou, antes de ontem (07), em Quelimane, na Zambézia, que as acções terroristas na região norte e os ataques da junta Militar da Renamo a civis e infra estruturas ameaçam os ganhos conseguidos com a história do 7 de Setembro.

Falando nas cerimónias centrais alusivas ao Quadragésimo sexto aniversário dos Acordos de Lusaka, o Chefe do Estado disse que as Forças de Defesa e Segurança (FDS) posicionadas no norte de Cabo Delgado estão dia e noite a tudo fazerem para defender a pátria e a soberania que os veteranos  e combatentes da luta armada conquistaram a 7 de Setembro de 1974 

Por isso, Nyusi pediu a estes para transmitirem a sua experiência e espírito combativo à nova geração das FDS, no combate àqueles que pretendem atrasar o crescimento económico do país. Estendeu o apelo a todas os moçambicanos, em geral, independentemente da sua filiação política, religião e etnia, para contribuírem com ideias e acções com vista a  pôr termo aos dois tubos de instabilidade.

Na ocasião, Nyusi fez referência à visita que realizou no fim-de-semana a  Manica, onde disse ter dialogado com homens e mulheres desmobilizados ao abrigo do processo de Desarmamento, Desmobilização Reintegração (DDR) das forças residuais da Renamo, que já estão a desfrutar dos benefícios estabelecidos no quadro do programa.

Contudo, criticou o facto de alguns combatentes da Renamo, filiados a Junta Militar, não estarem à aderir ao DDR, o que, segundo ele, impede a sua participação na produção e melhoria das suas condições de vida. 

Fonte: Jornal Notícias, editado de Notícias de Defesa

42 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI