Governo dos E.U.A. Disponibiliza 6 Milhões de Dólares para Fortalecimento de Rádios Comunitárias


A Embaixada dos E.U.A. em Moçambique anuncia um programa de 6 milhões de dólares, com a duração de cinco anos, para reforçar a capacidade das rádios comunitárias, apoiando a sua capacidade de informar o público e contribuir para o desenvolvimento de Moçambique. O programa, conhecido como USAID Community Radio Assistance for Greater Empowerment of Mozambican Institutions (USAID CORAGEM), irá apoiar cerca de 60 rádios comunitárias moçambicanas na Zambézia, Nampula, Niassa, e Cabo Delgado.

Pesquisas recentes indicam que aproximadamente dois terços dos moçambicanos, principalmente os das comunidades rurais, recebem a sua informação através das rádios comunitárias. A USAID CORAGEM, implementada pela organização de comunicação moçambicana Associação h2n e parceiros, irá reforçar o sector da rádio através do apoio à formação em competências jornalísticas, ética, e gestão financeira e organizacional para jornalistas de rádios comunitárias. A USAID CORAGEM também irá ajudar estas estações de rádio a aumentar o envolvimento da comunidade, com um enfoque específico na juventude.

O Embaixador dos E.U.A. em Moçambique, Dennis W. Hearne, salientou a importância de um forte sector dos media para o futuro de Moçambique, dizendo: "A rádio comunitária é essencial para o progresso inclusivo em Moçambique. O apoio do governo dos E.U.A. ajudará as rádios comunitárias a alcançar mais pessoas, em mais lugares, com informações mais precisas e relevantes que ajudarão os cidadãos a tomar decisões informadas".

A programação da USAID para reforçar o sector dos media representa uma componente crucial da assistência mais ampla do Governo dos E.U.A. em Moçambique, promovendo o crescimento inclusivo e encorajando uma maior transparência e responsabilidade governamental. Em estreita colaboração com o Governo de Moçambique, o Governo dos E.U.A. fornece mais de 500 milhões de dólares em assistência anual para melhorar a qualidade da educação e dos cuidados de saúde, promover a prosperidade económica, e apoiar o desenvolvimento global da nação.

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) lidera o desenvolvimento internacional e assistência a desastres do governo dos E.U.A., através de parcerias e investimentos que salvam vidas, reduzem a pobreza, fortalecem a governação democrática e ajudam as pessoas a emergir de crises humanitárias

26 visualizações0 comentário