Gaza: Deviz Simango sente na pele Intolerância Política da Frelimo


O candidato presidencial do MDM, Deviz Simango, sentiu na pele, nos últimos dias, na Província de Gaza, a forma intolerante como o partido Frelimo concebe a competição política. A sua caravana eleitoral foi por várias vezes travada e impedida de fazer a sua campanha de forma pacífica. Mbogodane foi o primeiro local onde a caravana eleitoral do MDM e do seu candidato presidencial, Deviz Simango, encontrou impedimentos da parte de militantes do partido Frelimo. Mas o mesmo cenário aconteceu no Mercado Central de Xai-Xai. Sobre o assunto, Deviz Simango disse, “ sou moçambicano e não aceito ser impedido de fazer campanha em qualquer canto do meu país..”

No Chokwé as obstruções a caravana de Deviz Simango atingiram níveis tais que a Polícia de República de Moçambique,PRM, foi obrigada a disparar vários tiros para o ar para evitar o pior.

Não deixa de ser estranho que o partido Frelimo impeça as outras forças políticas, numa província que tradicionalmente lhe é favorável. Nos primeiros dias campanha eleitoral, o candidato a deputado pela Nova Democracia, Refila Boy, também viu a sua caravana a ser vandalizada por militantes do partido Frelimo.

Há quem veja nestas acções do partido Frelimo o receio de que, nestas eleições a hegemonia que tem na Província seja desfeita. Aliás, a Província de Gaza tem estado envolta em polémica pelo número de eleitores recenseados. Há pelos menos 300 mil eleitores que se acredita serem parte de uma estratégia para beneficiar o partido Frelimo. Refira-se que a polémica do número de eleitores da Província de Gaza levaram a demissão do então presidente do Instituto Nacional de Estatística, Rosário Fernandes. ( Redacção)

0 visualização

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI