FMF vai receber adiantado 200 mil dólares de apoio da CAF contra COVID-19


O Comité de Emergência da Confederação Africana de Futebol confirmou, semana passada, que vai adiantar parte do valor de apoio às federações nacionais, no âmbito de combate ao novo coronavírus no futebol.

Assim, a Federação Moçambicana de Futebol vai receber, ainda este mês, um valor de 200 mil dólares, cerca de 13.600.000,00MT, para fazer face aos efeitos da COVID-19 na gestão do futebol nacional, um valor que devia dar entrada só no próximo mês de Julho.

Este valor que a Federação Moçambicana de Futebol irá receber faz parte dos fundos desembolsados pela Confederação Africana de Futebol anualmente às federações nacionais, como associado daquela entidade continental.

Segundo escreve o Olho Clínico, deste valor, 180 mil, pouco mais de 12.250.000,00MT, são direccionados aos programas anuais da Federação Moçambicana de Futebol, dentre eles as formações, conferências e outros eventos, enquanto que os restantes 20 mil dólares, quase 1.400.000,00MT são exclusivamente para despesas de representação do respectivo presidente, no caso concreto Feizal Sidat.

O desembolso adiantado do valor, de Julho para Junho, visa apoiar a Federação Moçambicana de Futebol na gestão do futebol, numa altura em que está afectado pela pandemia do novo coronavírus, que obrigou a paralisação de todas as actividades desportivas no país, segundo nota da CAF.

Na mesma nota citada pelo Olho Clínico, refere que “devido à rápida disseminação da COVID-19, as federações nacionais viram-se obrigadas a suspender todas as suas competições internas, facto que gerou enormes encargos financeiros para a sua tesouraria. Assim, a CAF decidiu aprovar os requisitos de elegibilidade para o acesso a estas subvenções anuais, por forma a que todas elas possam beneficiar do nosso apoio durante este período difícil”, citando o respectivo presidente do organismo máximo do futebol africano, Ahmad Ahmad.

Para além deste desembolso anual de 200 mil dólares destinados a cada uma das 54 federações de futebol de África, o organismo que tutela o futebol africano avança, na mesma nota, que tem estado a avaliar a possibilidade de prestar um apoio financeiro adicional, mas este direcionado às competições domésticas, por forma a organizarem e retomarem as suas competições internas de futebol.

0 visualização

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI