Feira Digital da CADE: Ministro da CTEST defende uso de tecnologias no ensino


O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Gabriel Salimo, defendeu o uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem e formação profissional no geral. Salimo falava na abertura da Primeira Feira e Conferência Digital – Educa Moçambique da CADE, Comunidade Académica para o Desenvolvimento.

“Os avanços tecnológicos devem ser entendidos como aliados aos processos em qualquer modalidade de ensino. Excluir a tecnologia dos métodos de aprendizado não é mais uma opção. É fundamental entender a tecnologia educacional como uma ferramenta aliada para o ensino”. Para ele excluir a tecnologia no método de ensino e aprendizagem não é mais uma opção, é fundamental olhar a tecnologia educacional como uma ferramenta aliada ao sucesso do ensino. O titular da pasta da CTEST falava na abertura do Educa Moçambique

Online, em Maputo.

Por sua vez o Presidente da CADE, Cassamo Nuvunga, referiu que o evento “pretende, acima de tudo, despertar o sector da educação sobre a importância que a tecnologia possui no processo de ensino-aprendizagem. Entendemos nós que a digitalização da educação é um processo contínuo e cheio de variadas objecções, mas não impossível.

A tecnologia educacional, dentro do nosso sistema de educação e formação, pode ser uma ponte que nos coloque em comunicação com o mundo, esse grande globo resumido a aldeia pela tecnologia, em contacto com outras realidades pedagógicas e com experiências

valiosas. Esse contacto resume-se no que os especialistas chamam de conexão global”.

O evento previsto para terminar nos meados de Novembro tem como lema Educação digitalizada, tecnologia educacional e conexão global: desafios e perspectivas do Sistema Nacional de Educação. O mesmo conta com diversas instituições de ensino e formação de Portugal, Brasil, Angola e Moçambique. Webinares, teste de orientação vocacional e profissional, feira, conferência, espectáculos, palestras e jogos são algumas actividades que farão parte desse importante festim educacional. As actividades são transmitidas por diversas plataformas digitais e através da televisão.

25 visualizações0 comentário