"Estamos dispostos a fazer qualquer coisa que o povo nos indicar"



Por Palmira Zunguze, em Nampula


Ossufo Momade, líder e canditado presidencial da Renamo as sextas eleições gerais disse hoje, após votar na Ilha de Moçambique que nunca vai aceitar que os resultados das presente pleito seja manipulado. Falando a entrevistas presentes, Momade foi peremptório nas suas curtas e incisivas declarações: " Se são resultados manipulados, nunca podemos aceitar e estamos determinados em fazer qualquer coisa que o povo nos indicar".

Na ocasião o líder da Perdiz apresentou dois boletins de votos que terão sido apanhados preenchidos nas mãos de um membro da Frelimo." Eu queria vos apresentar isto aqui, foi apanhado um cidadão com estes boletins de votaçáo, não é nenhuma democracia isto aqui, é isto que provocou as hostilidades militares no passado" disse Momade.

Refira-se que desde o inicio da votaçáo prestes a encerrar que estão a ser reportados vários casos de manipulaçáo e fraude ao presente pleito, retirando assim o propósito delas serem "Livres, justas e transparentes"


Casos reportados pelo CIP


Correspondentes do Centro de Integridade Publica (CIP) uma vibrante organização da sociedade civil moçambicana espalhados por vários pontos do pais reportaram que:

No distrito de Angoche (Nampula), foi encontrado um cidadão com 27 boletins de votos fora da Assembleia da Voto mas na EPC Eduardo Mondlane onde decorria a votação. Foi encaminhado à Polícia;


+ No Distrito de Mopeia (Zambézia), na EPC 16 de Junho, foi encontrada uma escrutinadora de nome Selma Francisco com boletins de votos pré-marcados para a Frelimo, prestes a ser introduzi-los nas urnas.


+ No distrito de Milange (Zambézia), localidade de Dachua, um cidadão foi detido com mais de 6 boletins votos extras.


+  Ainda em Milange (Zambézia), na localidade de Chitambo, mais um cidadão foi surpreendido com boletins de voto pré-marcados a favor da Frelimo. 


+ No Distrito de Mocuba (Zambézia), na Escola Secundária Mangulamelo, foi encontrada uma cidadã com boletins pré-marcados, na mochila. Foi abordado por delegado da Renamo e conduzido à Polícia.


+ Inhassunge (Zambézaia) EPC de Mussama, foi flagrado um professor local chamado Bimo, com 8 boletins de voto. Votam aqui 3 854 eleitores.


+     No Distrito de Cheringoma, Sofala, EPC de Chide, foram encontradas duas senhoras com boletins de voto a mais a tentar introduzir na urna. Os dois foram levados pela Polícia presente na mesa.


+     Na cidade da Beira, EPC de Matacuane, um cidadão foi encontrado com 12 boletins de voto extra fora da Assembleia de voto.

+    Na Cidade de Quelimane, posto de votação de Coalane, um jovem de 20 anos foi flagrado com 14 boletins de voto, preenchido a favor da Frelimo. Foi detido na Terceira Esquadra da PRM.


+  No Distrito de Namarrói (Zambézia), posto da EPC de Mocuna, mesa no° 042345-01A foi encontrado um observador da Joint com 9 boletins de votos pré-marcados a favor da Frelimo. Ele foi flagrado por um delegado da Renamo.


O Director do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral, Felisberto Naife, questionado sobre estes casos de tentativa de enchimento de urnas, disse que é preciso uma investigação prévia para apurar a autenticidade dos boletins em causa.

“Este assunto é muito sério para ser comentado sem que tenhamos antes apurado se esses boletins de voto são cópias ou verdadeiros produzidos pelos órgãos eleitorais”, disse Naife em conferência de imprensa.


O apelo de Ossufo


Antes dos factos atrás descritos Ossufo Momade na colectiva aos jornalistas apelou ao seu principal adversário e co-signatário do "Acordo Geral de Paz Definitiva" assinado a 6 de Agosto na Praça da Paz em Maputo para aceitar os resultados eleitorais. "Apelar ao meu irmão Nyusi, o comandante em chefe das forças de Defesa e Segurança, para que respeite aquilo que é a vontade popular"

124 visualizações0 comentário

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI