Estados Unidos felicitam progressos do processo da paz


A Embaixada dos Estados Unidos da América felicita o Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, e o Presidente da Renamo, Ossufo Momade, pelo seu anúncio conjunto de concluir o processo de desarmamento, desmobilização e reintegração (DDR) nos meses de Junho e Julho e terem expressado a intenção de assinar um acordo de cessar-fogo definitivo e um acordo de paz permanente em Agosto.


Através de um comunicado de imprensa enviado à, nossa Redacção, os Estados Unidos saúdam a notícia do progresso rumo ao alcance destes marcos-chave antes das eleições gerais de Outubro. No mesmo documento, instam ambos os lados a continuar a tomar medidas concretas e simultâneas para cumprir os seus respectivos compromissos de alcançar um oportuno e completo DDR dos combatentes da Renamo.

Segundo a embaixada dos EUA em Maputo, a cooperação entre o Presidente Nyusi e o Presidente da Renamo Momade para avançar o processo de paz, especialmente na sequência dos devastadores e trágicos ciclones que atingiram Moçambique em Março e Abril, é um testemunho da vontade dos dois líderes em unir o país. Os Estados Unidos felicitam o Governo da República de Moçambique e a Renamo, e continuam empenhados em trabalhar no âmbito do Grupo de Contacto Internacional para fornecer o apoio necessário para alcançar a paz duradoura merecida pelo povo de Moçambique.

8 visualizações0 comentário