Estados Unidos da América Doam 840.000 Vacinas Adicionais da Johnson & Johnson a Moçambique


A Embaixada dos Estados Unidos em Maputo, Moçambique tem o prazer de anunciar a chegada de 840.000 doses da vacina Johnson & Johnson que os Estados Unidos estão a partilhar com a República de Moçambique através da COVAX. Esta doação faz parte do compromisso do governo dos E.U.A. de partilhar vacinas de forma segura, equitativa e sem compromissos, com o objectivo de salvar vidas.

Esta é a terceira entrega bi-lateral de vacinas COVID-19 dos Estados Unidos a Moçambique, elevando para 1.478.000 o número total de vacinas doadas pelos E.U.A. e mantendo os Estados Unidos como o maior doador bi-lateral de vacinas a Moçambique até à data. Os Estados Unidos doaram 336.000 vacinas em Setembro e 302.400 em Julho.

“Esta assistência é mais um exemplo da força da relação E.U.A.-Moçambique, baseada em décadas de cooperação sanitária entre ambas as nações", disse o Embaixador dos E.U.A. em Moçambique, Dennis W. Hearne. "Vacinas seguras e eficazes são a nossa melhor ferramenta para acabar com a pandemia em todas as nações do mundo.”

O Governo dos E.U.A. comprometeu-se a comprar e doar 1,1 mil milhões de doses de vacinas COVID-19 em todo o mundo. Até à data, os Estados Unidos já entregaram mais de 243 milhões de doses de vacinas a mais de 100 países. O compromisso de fornecer vacinas COVID-19 da Aliança Global para Vacinas e Imunização (Gavi) a 92 economias com Compromisso de Mercado Avançado e Estados Membros da União Africana continuarão a cumprir o empenho do Presidente Biden dos E.U.A. de fortalecer a luta contra a pandemia global.

Em Moçambique, o Governo dos E.U.A. tem prestado apoio rápido e contínuo para a resposta à pandemia da COVID-19, incluindo assistência avaliada em 62,5 milhões de dólares. Esta assistência inclui 60 garrafas de oxigénio doadas este mês ao Ministério da Saúde moçambicano, 50 ventiladores, equipamento de protecção pessoal para profissionais de saúde, equipamento de laboratório e de oxigénio, formação, e financiamento para o aumento do pessoal médico, entre outras iniciativas. Para mais informações sobre o apoio dos E.U.A. aos esforços de Moçambique para combater a COVID-19, ver este link.

Em estreita colaboração com o Governo da República de Moçambique, o Governo dos E.U.A. fornece mais de 500 milhões de dólares em assistência anual para melhorar a qualidade da educação e dos cuidados de saúde, promover a prosperidade económica e apoiar o desenvolvimento global da nação.

24 visualizações0 comentário