Eneas Comiche, o caso Nr. 1 da Covid19 no país está curado



O autárca capital moçambicana e membro da Comissão Politica do partido Frelimo, Eneas Comiche, confirmou, ontem, que esteve infectado pelo novo coronavírus , mas que neste momento encontra-se  recuperado. Quando a 22 de Março passado, o ministro da Saúde, Armindo Tiago anunciava o primeiro caso da covid19 no pais, de referia, indirectamente a Comiche. "Trata-se de um cidadão moçambicano, com mais de 75 anos, que recentemente esteve no Reino Unido" disse o titular da saúde. No meio do sururu gerado pela sua esposa, Lúcia Comiche que ligou ao canal privado de televisão, a STV para afirmar que a paciente infectada era ela, Comiche iniciava com "baterias de exames" no Instituto do Coração.

Numa comunicação à imprensa, Eneas Comiche explicou que recebeu três resultados positivos para o Covid-19,  um em seu nome e dois, em nome da sua esposa. Segundo Comiche, face a essa situação, submeteu-se imediatamente ao tratamento médico recomendado, tendo ficado internado no Instituto de Coração e, a sua esposa, em isolamento domiciliário. Comiche diz que depois de  internamento e tratamento  hospitalar, recebeu três resultados negativos e a sua esposa dois.


Do quebrar do tabú de Lúcia Comiche


Com o adensar das suspeitas de que Eneas Comiche era o caso numero 1, a esposa decidiu quebrar o tabu e ligou a STV: “Vi uma notícia no vosso telejornal em que falavam de uma mulher infectada. Eu queria dizer que sou eu, moçambicana de 77 anos. Meu nome é Lúcia Maria de Almeida Monteiro Comiche. (…) De facto, eu é que estou infectada”. Foi com essas palavras que os moçambicanos agora ficaram a saber da primeira identidade revelada na primeira pessoa do singular de uma das tres pessoas contaminadas pelo Covid19.

A revelação da conjuge do Presidente do Municipio de Maputo, o economista Eneas Comiche, foi o leit motiv da conferencia de imprensa ontem realizada. O edil disse também na ocasião que se encontra preparado para voltar ao trabalho. (Moz24h)

70 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI