Em política não vale tudo


Manuel de Araujo ofertando a mae sua dissertação da tese de Doutoramento: Foto de Luis Nhachote

Por Sérgio Cossa


Saber que desconhecidos mas com motivação política incendiaram a casa de mãe de Manuel de Araújo, o candidato da Renamo a governador da Zambézia é uma notícia terrivelmente inquietante.

Uma notícia que mostra-nos que para alguns em política vale tudo. Não se olham a meios na luta política.. Mas acima de tudo, mostra-nos que estamos longe ainda de realizar eleições que não venham acompanhadas de violência. Mostra-nos que ainda não somos capazes de fazer das eleições um momento de festa em que, as diferenças não são exacerbadas ao ponto de justificarem o recurso a violência.

Mas é de lamentar que a violência seja sempre parte do período eleitoral. Ausente de casa, a mãe de Manuel Araújo, seria mais uma vítima de uma procissão de terror político que sempre se manifesta em períodos eleitorais. De vários pontos do país chegam notíticas perturbadoras de violência eleitoral. Há mortes, feridos e perseguidos tão sómente porque a quem não consiga dissociar a política da violência. Há quem continua a acreditar na violência como arma política e eleitoral. Há quem continue a acreditar que a intimidação é como forma de fazer política.

E esquecemos-nos que a violência eleitoral pode ser o rastilho para o início de mais um conflito pós- eleitoral. Esquecemo-nos que vivemos uma paz frágil que pode muito bem ser abalada pelos primeiros sinais de descrença no processo eleitoral. E a crescente violência eleitoral pode fazer germinar as sementes da descrença no processo eleitoral e, em todo o edifício democrático ainda longe de ter alicerçes fortes.

Não vale tudo em política. A política também faz-se com príncipios, ética e honra.

0 visualização

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI