Eleições: Nenhum candidato presidencial reagiu as resultados preliminares


Por Sérgio Cossa


Ainda nenhum candidato presidencia reagiu aos resultados preliminares das eleições de 15 de Outubro, que já começaram a ser divulgados de várias pontos do país. Apesar de ter convocado uma conferência de imprensa ontem, o secretário-geral da Frelimo, Roque Silva, evitou a fazer uma reacção directa aos resultados preliminares que já estão a ser divulgados. Resultados que, á partida mostram uma clara vantagem do candidato da Frelimo, Filipe Nyusi e do seu partido em quase todos os cículos eleitorais. No entanto, as eleições foram marcadas pela denúncia de várias irregularidades que, em última análise mancham o processo. Entre as irregularidades referidas, fala-se da de enchimento de urnas a favor da Frelimo e do seu candidato, anulação de votos da oposição entre outros ilícitos eleitorais. A Polícia da República de Moçambique fez saber mais de 70 indivíduos foram detidos devido a prática dos mais diversos tipos de ilícito eleitoral.

Umas das mais esperadas reacções aos resultados que estão a ser divulgados, é a do candidato presidencial da Renamo, Ossufo Momad. No dia de votação, o líder da Renamo exibiu boletins de voto supostamente já preenchidos e que configuravam ilícito eleitoral a favor da Frelimo. Na altura, Momed disse que, “ não iria aceitar resultados manipulados”. A sua reacção aos resultados que, até ao momento não lhe são favoráveis, podem ser um indicador do cenário político pós-eleitoral. Basta lembrar que praticamente todos os processos eleitorais resultaram em conflitos pós-eleitoral com a oposição liderada pela na Renamo a não aceitar os resultados, alegando fraude.

Os resultados já conhecidos, indicam que os assentos na Assembleia da República serão repartidos pelas três forças políticas já representadas no Parlamento: Frelimo, Renamo e MDM. Até agora os dados disponíveis não mostram a entrada na Assembleia da República de uma nova formação política.

42 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI