Electricidade de Moçambique deve 221 milhões de Randes a ESKOM


A companhia pública de electricidade moçambicana, a Electricidade de Moçambique, EDM, deve a sua congénere sul-africana, Eskom, qualquel coisa com 221 milhões de Randes. Traduzido para a moeda moçambicana, pode-se dizer que a Electricidade de Moçambique deve pelo menos 942 milhões de Meticais a Eskom. Esta informação foi revelada numa resposta ao Parlamento pelo ministro dos Empreendimentos Públicos, Pravin Gordhan. O membro do governo sul-africano respondia a uma questãos levantada pelelo principal partido da oposição, Aliança Democrática, também conhecido pelo acrónimo, DA.

A lista de companhias estrangeiras devedoras a Eskom não se esgota com a EDM. Da mesma consta a companhia pública de electricidade zimbabweana, Zesa Holdings, que deve a Eskom 322 milhões de Randes. Outra companhia de electricidade devedora é a zambiana Zesco como uma dívida de 89 milhões de Randes.

A Aliança Democrática fez saber ter escrito ao ministro dos Empreendimentos Públicos, Pravin Gordhan, “ a requerer que este tornasse público os planos de pagamento que Eskom tem com estes governos estrangeiros que devem milhões a companhia”.

Mesmo com a avultada dívida na África do Sul, a Electricidade de Moçambique é criticada a nível interno pelas mordomias “ exageradas” que propociona aos seus dirigentes. A companhia de electricidade pública também é vista como a gainha de ovos de ouro da elite política afecta ao partido no poder. Através de empresas que prestam serviços a EDM, indivíduos afectos ao partido Frelimo obtém vantagens financeiras. Em algum momento, a oposição parlamantar exigiu que se fomasse uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a Electricidade de Moçambique mas, esta pretensão foi prontamente chumbada pelos deputados do partido Frelimo. ( Redacção com The South African)

81 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI