• estaciosvaloi

Deslocados recebem apoio


Foram 10 contentores com mais de 156 toneladas de bens diversos não perecíveis provenientes dos diversos sectores na área dos transportes e comunicações alocados na Província de Cabo Delgado em apoio aos deslocados de guerra em virtude dos ataques terroristas que perfazem três anos após o seu, que causaram pelo menos 2.000 mortos e cerca de meio milhão de deslocados, uma crise humanitária sem precedentes.


A entrega foi efectuada na manhã de ontem, no porto de Pemba, pela Vice-Ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Joaquim Rebelo, no culminar do movimento de solidariedade “Todos Juntos Enchemos um Navio de Esperança”.


Segundo comunicado de imprensa ,os apoios foram arrecadados no âmbito de uma iniciativa do Ministério dos Transportes e Comunicações em parceria com diversas instituições do Sector, com o objectivo de facilitar aos moçambicanos a manifestação de solidariedade e prestação de apoio aos concidadãos vítimas de ataques terroristas em Cabo Delgado.


O movimento que consistiu na arrecadação de produtos alimentares de primeira necessidade não perecíveis, vestuário, calçado e utensílios domésticos doados por funcionários das instituições do Sector dos Transportes e Comunicações e por demais cidadãos de boa vontade, resultou em pouco mais de 156 toneladas de bens alimentares não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, artigos para bebés, utensílios diversos, entre outros bens arrecadados durante 26 dias, período em que durou a campanha.


Na ocasião, Manuela Rebelo procedeu igualmente à entrega de dois autocarros a transportadores de Montepuez e Pemba, no quadro dos esforços do Governo para reduzir a crescente demanda do serviço de transporte público de passageiros em Cabo Delgado. Intervindo na cerimónia de entrega dos bens diversos, a Directora Geral do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), Luísa Meque, expressou profunda apreciação pelo gesto, certificando que o mesmo será de grande impacto para a minimização do sofrimento das populações assoladas, assegurando que a distribuição dos donativos será feita com maior brevidade.


Por sua vez, Armindo Ngunga, Secretário de Estado naquela província, saudou a iniciativa do Ministério dos Transportes e Comunicações e agradeceu a solidariedade demonstrada nesta união de esforços dos moçambicanos em prol da população de Cabo Delgado que enfrenta sérios desafios face à situação de terrorismo vivido naquele ponto do país. A cerimónia de entrega de donativos culminou com a distribuição de kits à população da aldeia de Ngalane, no distrito de Metuge pela Vice-Ministra, orientada pelo Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) (Moz24h)

26 visualizações0 comentário

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI