Deslocados de Cabo Delgado recebem apoio da ExxonMobil


A ExxonMobil,  petrolífera norte-americana responsável pela exploração de gás natural da Área 4 da bacia do Rovuma,  vai disponibilizar  um total de cerca de 50 mil dólares  norte americanos, para apoiar a campanha de assistência às famílias deslocadas em Cabo Delgado.

A campanha denominada “Coração Solidário-Cabo Delgado”, é promovida pela plataforma Makobo e visa aumentar a sensibilização sobre os desafios enfrentados pelos deslocados devido à violência armada naquela província nortenha do pais, para além de coordenar os esforços da sociedade civil em resposta a preocupações humanitárias.

De acordo com Jos Evens, director geral da ExxonMobil Moçambique, é um prazer de trabalhar com a Makobo e as autoridades locais no sentido de ajudar a população directamente afectada pelo conflito.

Segundo a nota enviada pela ExxonMobil, o apoio  vai centrar-se na instalação de duas “cozinhas satélites” capazes de distribuir até 20.000 refeições por dia.

“Este apoio representa a expressão máxima do valor da humanidade. É uma grande honra e privilégio poder contar com o apoio da ExxonMobil para criar alternativas para uma resposta imediata e eficaz às necessidades dos nossos irmãos e irmãs em Cabo Delgado”, disse Ruy Santos, Coordenador do Projeto Makobo.

A ExxonMobil lidera com a italiana Eni o consórcio de exploração de gás natural da Área 4 da bacia do Rovuma, ao largo da costa de Cabo Delgado.

A violência armada em Cabo Delgado já causou a morte de, pelo menos, 1.059 pessoas em quase três anos, além da destruição de várias infraestruturas e, segundo as Nações Unidas, a violência armada levou à fuga de 250.000 pessoas de distritos afectados pela insegurança, mais a norte da província.

33 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI