Declaração da Embaixada dos E.U.A. sobre o Aniversário do Acordo de Paz e Reconciliação


A Embaixada dos Estados Unidos da América em Maputo felicita o Governo da República de Moçambique e a Renamo pelo aniversário da assinatura do acordo de paz e reconciliação de 2019.  Este acordo de paz e o acordo de cessar-fogo permanente continuam a manter o compromisso de uma nova era livre de conflitos.  A Embaixada dos E.U.A. louva o Presidente Nyusi e o líder da Renamo, Ossufo Momade, pelo seu empenho continuado durante o ano passado em trabalhar para o cumprimento dos objectivos do acordo de cessar-fogo e de paz.

A Embaixada dos E.U.A. saúda o reatamento do desarmamento, desmobilização e reintegração dos ex-combatentes da Renamo no centro de Moçambique.  O regresso à vida civil de 554 ex-combatentes da Renamo é uma realização de que ambos os lados se podem orgulhar, e encorajamos a continuação deste progresso estável em direcção ao objectivo de completar o processo de desarmamento, desmobilização, e reintegração em 2021.

Os Estados Unidos continuam a apoiar o processo de paz através do quadro do Grupo de Contacto Internacional.  Paz e estabilidade são pré-requisitos para a construção de uma democracia forte e vibrante que promova a liberdade, segurança e prosperidade de todos os cidadãos, libertando, por sua vez, o potencial para o desenvolvimento e crescimento económico de Moçambique.  Como amigo e parceiro do povo moçambicano, os Estados Unidos juntam-se a Moçambique para celebrar o primeiro aniversário deste feito histórico.

23 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI