Covid19: Testados 12 casos positivos nas instalações da mineradora MRM


12 casos foram testados positivos para a covid19 nas instalações da mineradora Montepuez Rubi Mining /Gemfields desde a eclosão da pandemia que se vai alastrando a velocidade assustadora numa provincia já desmazelada pela guerra do extremismo islâmico, cerca de 250.000 mil deslocados, cólera, violência militar .

Com o registo de primeiros casos do novo coronavírus na mina segundo diz a mineradora no seu comunicado da MRM de ‘Namanhumbir, 14 de Julho de 2020, medidas cautelares estão em implementação.

A Montepuez Ruby Mining (MRM) de lá, a esta fase, segundo a mesma veio implementando medidas decretadas pelo governo para fazer face a pandemia evitar, minimizar a propagação do nas suas instalações no distrito de Montepuez tendo como prioridade a saúde.

“ Em resposta à pandemia causada pelo vírus da Covid-19, a MRM suspendeu as suas principais operações e reforçou os procedimentos de higiene, saúde e segurança no local, implementando um conjunto de medidas para mitigar o contágio, tanto em locais operacionais como na comunidade.” E mais, a mesma refere que “ uma das medidas implementadas pela MRM para combater a Covid-19 é a testagem proactiva dos trabalhadores. “

Contudo, durante o mês em curso a MRM/Gemfields, com funcionários em deslocações encontros que decorreram durante esta fase , pessoas ainda por localizar “ onze (11) funcionários afectos às operações críticas da mina testaram positivo para a Covid-19’ isolados e confinados.

“As autoridades governamentais competentes foram notificadas destes casos e estamos a trabalhar de forma transparente, para coordenar a nossa resposta. Para tal, estamos a implementar as medidas necessárias, em alinhamento com as directrizes governamentais, para minimizar o risco de uma maior disseminação da Covid-19 dentro das instalações do projecto”, anunciou Harald Hälbich, Director Geral da MRM, sobre as medidas em curso para conter a propagação da doença na mina.

A 22 de Abril, num outro comunicado antecedendo a este , a MRM referia que “ todas as operações não críticas na MRM estão suspensas” e que ‘mesmo antes da suspensão, a MRM já havia implementado medidas de protecção’ assim como estava a apoiar iniciativas comunitárias em Montepuez em coordenação com as instituições de tutela, Governo Moçambicano, Organização mundial da saúde (OMS) na prevenção , ‘distribuição de mascaras, desinfecção de áreas publicas”

A Montepuez Ruby Mining (MRM) juntou-se aos esforços do Governo, através da Direcção Provincial de Saúde de Cabo Delgado, no combate à pandemia do novo coronavírus. Para o efeito, mobilizou todos os alfaiates do posto administrativo de Namanhumbir, para a produção de oito mil (8.000) máscaras de protecção facial à base de tecido de capulana, cumprindo as especificações das autoridades sanitárias.

O primeiro lote de 2700 máscaras já foi entregue ao governo, que distribuirá gratuitamente pelas pessoas mais vulneráveis que compõem os principais grupos de risco de contaminação e susceptíveis de enfrentar grandes complicações, caso contraiam o vírus. Para a produção das máscaras, a MRM forneceu o tecido a 27 alfaiates de 9 postos administrativos de Namanhumbir e está a comprar as máscaras acabadas, a fim de as distribuir às comunidades locais. (Moz24h)

181 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI