Covid19 leva PR a prorrogar Estado de Emergência pela terceira vez


O Presidente da República, Filipe Nyusi, decidiu prorrogar, ontem, pela segunda, o estado de emergência por mais 30 dias em todo o território nacional, no âmbito do combate à pandemia do novo coronavírus.

Na comunicação à nação a partir do Palácio da Ponta Vermelha, o Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou que decidiu prorrogar, pela terceira vez, o estado de emergência por mais 30 dias em todo o território nacional. A medida entra em vigor a 30 de junho e prolonga-se até 29 de julho.

"Entre relaxar, manter ou agravar, decidi prorrogar pela terceira vez o estado de emergência por mais 30 dias", declarou. 

Filipe Nyusi explicou como algumas atividades vão ser retomadas. "Decidimos, pois, manter o nível 3 [de restrições] e adequar de forma faseada algumas medidas com impacto na economia do país, permitindo que alguns setores de atividade possam funcionar", disse. 

Entre as medidas revistas, Filipe Nyusi anunciou a retoma faseada das aulas presenciais em todos os graus de ensino. Os novos calendários deverão ser divulgados nos próximos dias. Voos internacionais, que estão proibidos desde maio, para alguns países selecionados vão ser permitidos num regime de reciprocidade. 

Espetáculos e festas, assim como locais de culto religioso e bares, continuam a ser proibidos, mas museus e galerias vão poder voltar a abrir, com lotação limitada.  

O PR referiu que há um progressivo "desleixo" quando à prevenção à Covid-19. "A prevenção continua a ser o nosso o único caminho, estamos certos de que é preciso corrigir o desleixo e desrespeito na implementação das medidas já traçadas e estamos certos de que é crucial encontrar um balanço justo entre economia e saúde", afirmou. 

Ontem as autoridades da saúde anunciaram mais 20 casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total acumulado para 859, com cinco óbitos e 228 recuperados. Hoje a Assembleia da República, que foi convocada para sessão extraordinária, deverá ractificar a decisão presidencial, em consenso. (Moz24h)

0 visualização

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI