Covid19:II Sessão Extraordinária da Renamo decreta quarentena obrigatória na Perdiz


O Presidente da RENAMO Ossufo Momade em conferência de imprensa realizada na última sexta -feira, apresentou as decisões tomadas na reunião da Comissão Política da Perdiz, realizadas na passada segunda-feira (23). Em seguida, o Moz24h publica na íntegra o comunidado do maior partido da oposição.

“Em virtude da eclosão da Pandemia Mundial COVID-19, mais conhecido por novo coronavírus, cujo primeiro caso foi diagnosticado, na República Popular da China de onde propagou-se exponencial e rapi- damente cresceu. Expandiu-se por todo o mundo, começando pelos países vizinhos asiáticos, seguido da Europa, Américas e Austrália, mais tarde ao Continente Africano, onde sem tardar chegou aos países vizinhos de Moçambique e recentemen- te, estão sendo reportados, os primeiros casos de infecção, no nosso território. O COVID- 19 por ameaçar vidas humanas, a economia, as relações sociais e ao nosso modus vivendim, como sociedade e nação,e exige medidas concretas e acrescidas de cada um de nós e de forma particular, das instituições públicas e privadas, no âmbito da prevenção individual, familiar e colectiva.

Por conseguinte, o Governo é chamado a criar condições para prevenção, evitando a propagação da pandemia, através da criação de serviços de testagem, tratamento e cura. O Governo deve, igualmen- te, garantir a protecção e segurança dos profissionais de saúde, em todo territó- rio nacional.

Deve, igualmente, criar condições de protecção, em todos os sectores, em es- pecial nos transportes públicos e privados, bem como, nos locais de maior con- centração e aglomerado de passageiros.

Perante esta complexa Pandemia Mundial, a Resistência Nacional Moçambicana, RENAMO, não está a margem, face ao sofrimento dos cidadãos do mundo em geral, e dos moçambicanos, em particular que estão sendo infectados e afectados. Por isso, a Comissão Política Nacional, convocou a sua II Sessão Extraordinária, no dia 24 de Março de 2020, na sua Sede Nacional, para analisar a actual situação da Pandemia COVID-19.Face a situação da Pandemia COVID-19, no nosso País, a Comissão Política Nacional, deliberou, por um período de 30 dias:

1. Instruir as sedes das delegações políticas do Partido, a todos os níveis, que funcionem condicionados a um regime de serviços mínimos.

2. Cancelar todas as reuniões e comicios programados

3. Interditar a realização de reuniões de trabalho que envolvam dez ou mais pessoas, em espaços fechados.

4. Orientar as bancadas na Assembleia da República, Assembleias Provinciais, Assembleias Municipais e outros representantes da RENAMO, em órgãos do Estado, para que a sua participação seja com maior segurança possível.

5. Exortar a todos os membros, simpatizantes e população em geral, para observarem, rigorosamente, as medidas de prevenção e combate, da pandemia COVID-19, disseminando as informações nas suas comunidades.

6. Instar a Assembleia da República, através da nossa Bancada Parlamentar, para se pronunciar sobre as medidas tomadas, em torno do COVID-19 e outras que julgar pertinente, no âmbito da Constituição da República de Moçambique.

7. Apelar ao Governo a interditar voos internacionais no espaço nacional, para evitar o aumento de número de cidadãos em quarentena.

8. Apelar, igualmente ao Governo para fechar, efectivamente, as fronteiras nacionais e garantir a fiscalização para reduzir o impacto da pandemia COVID-19.

9. Instar as instituições públicas e privadas, para funcionarem de forma condicionada, excepto aqueles que, por interesse nacional, devem continuar a trabalhar na sua plenitude.

10. Instar ainda o Governo para junto das empresas públicas e privadas encontre mecanismos que evitem a propagação do COVID-19, reduzindo o número de trabalhadores nos transportes públicos e privados de casa para o serviço e vice-versa.

A terminar, a Renamo solidarizar-se com todos os que estão preocupados com a evolução desta pandemia, com enfoque para as Organizações Nacionais, para Comunidade Internacional e todas as pessoas de boa vontade. (Moz24h)

0 visualização

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI