Covid-19: Governo diz que Instalações da Total estão livres de infeção


O recinto de construção do complexo de processamento de gás natural da Total, em Cabo Delgado, está livre de infeção pelo novo coronavírus, após ter sido um foco de transmissão, anunciaram esta quarta-feira as autoridades.

“De princípio, ele [o recinto] está livre de contaminação pela COVID-19″, afirmou o presidente do Instituto Nacional de Petróleo (INP), Carlos Zacarias, em conferência de imprensa em Maputo.

Zacarias avançou que após a deteção do primeiro caso nas instalações do consórcio da Total em Afungi, província de Cabo Delgado (norte do país), as autoridades de saúde moçambicanas fizeram o rastreio dos contactos, isolaram os casos suspeitos e os infetados.

Todos os 880 trabalhadores do empreendimento foram testados, tendo sido reduzidos os trabalhos para o mínimo e várias pessoas isoladas.

O presidente do INP avançou que a prevenção obrigou também à paralisação das atividades relacionadas com o desenvolvimento dos projetos de gás no Rovuma, nomeadamente as obras de construção da futura fábrica de gás natural liquefeito e o processo de reassentamento das comunidades.

Nesse sentido, está em curso a reprogramação das operações, visando a retomada das obras, logo que as condições estejam criadas.

Além da Total, o consórcio da Área 1 é detido pela japonesa Mitsui (20%), a petrolífera estatal moçambicana ENH (15%), as indianas ONGC Videsh (10%) e a sua participada Beas (10%), a Bharat Petro Resources (10%) e a tailandesa PTTEP (8,5%).

O presidente do INP adiantou que a prevenção da pandemia da COVID-19 levou igualmente à paralisação de trabalhos de pesquisa de hidrocarbonetos noutras partes do país.

A situação forçou também ao adiamento do lançamento do sexto concurso internacional para a pesquisa de hidrocarbonetos, acrescentou Carlos Zacarias. (Moz24h)

0 visualização

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI