Conselho da UE preocupado com deterioração da segurança e situação humanitária em Cabo Delgado


Segundo um comunicado de imprensa do Conselho da Uniao Europeia enviado a nossa redação, este organismo adotou conclusões sobre o pais. Ontem quarta-feira dia 22 de Abril do ano em curso, um dos aspectos importantes que foi claramento focado tem haver com o Acordo de Paz e Reconciliação Nacional assinado em Agosto de 2019 pelo governo de Moçambique e pela RENAMO, a Resistência Nacional Moçambicana.

A importância do desarmamento, desmobilização e reintegração, além da descentralização efetiva, cruciais para uma reconciliação duradoura, foram outros aspectos enfactizados pelo Conselho da Uniao Europeia como diz o comunicado de imprensa.

Ataques de bandidos armados não deixou de ser um assunto excluidos, pois este orgao vem desde mostrando a sua preocucupacao relativamente a esta situacao vivida Em Cabo Delgado. De acordo com o comunicado de Imprensa, o Conselho da UE também manifesta preocupação com a contínua deterioração da segurança e da situação humanitária na província de Cabo Delgado ,” e solicita às autoridades moçambicanas que tomem medidas efetivas para proteger os cidadãos, realizem investigações para levar os autores à justiça e identifiquem o papel dos terroristas organizações”.

Segundo o comunicado de imprensa, o Conselho da UE mostra disponibilidade em ajudar nesta situacao de Cabo Delgado:” o Conselho sublinha a disponibilidade da UE para encetar um diálogo para determinar opções eficazes de assistência e apoiar a cooperação transfronteiriça relevante entre Moçambique e os seus vizinhos.”

É de salientar que, o Conselho da Uniao Europeia, adotou ontem quarta-feira, dia 22 de Abril de 2020, conclusões sobre Moçambique , reiterando a disponibilidade da UE para apoiar o país nas etapas necessárias para enfrentar a situação atual. (Moz24h)

70 visualizações0 comentário

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI