Comissão Politica da Renamo decide hoje sobre o que chama de “magnitude da fraude”


Por Palmira Zunguze


O Secretário-geral da Renamo, André Magibire, disse sábado que a Comissão Politica do seu partido vai se reunir hoje, segunda-feira, porque “a magnitude da fraude foi tão enorme que que as eleições não podem ser aceites. Devem ser anuladas ou repetidas.”

A Comissão Política Nacional da Perdiz é composta pelo Presidente do partido e dez membros eleitos pelo Conselho Nacional e esta reune-se ordinariamente, uma vez por mês e, extraordinariamente, sempre que o presidente a convocar ou a requerimento de um terço dos seus membros.

Magibire disse sabádo que “Assistiu-se a uma violência total caracterizada pelo impedimento e expulsão dos delegados de candidatura e dos MMVs dos partidos da oposição, protagonizada pelos presidentes das mesas de voto com ajuda de agentes da PRM, prisões arbitrárias de delegados de candidatura e de eleitores que tentassem reclamar seja o que fosse”


Violações ao AGP 3


“O Partido Frelimo com esta arrogância e prepotência está claramente a demonstrar que não quer paz e, aliás, viola o acordo de paz no artigo 3 sobre não praticar actos de violência e intimidação na prossecução de objectivos políticos”, acrescentou Magibire. “Houve casos em que os delegados de candidatura da Renamo flagraram presidentes de mesas de voto a entregar 4 ou mais boletins de votos mas ao invés de prenderem aos prevaricadores, foram sendo presos os denunciantes”, referiu ainda Magibire. Segundo Magibire, Renamo não tem como apresentar evidências da ocorrência de fraudes porque seus delegados não foram permitidos acompanhar o processo em várias mesas. “Estamos a dizer que muitos delegados e MMVs foram escorraçados das mesas. O que significa que em muitos sítios esta reclamação pode não ser possível”, disse Magibire”. A “magnitude da fraude” foi tão enorme que que as eleições não podem ser aceites. Devem ser anuladas ou repetidas. “A Renamo se distancia dos resultados que estão sendo anunciados pelos órgãos de comunicação social, por não corresponderem a vontade do eleitorado”, disse o secretário-geral da perdiz. Respondendo à imprensa, Magibire disse que a Comissão Política da Renamo vai se reunir brevemente para decidir qual será a posição da Renamo caso suas reclamações não sejam atendidas. “Brevemente a Comissão Política vai se reunir para tomar a sua decisão”, disse. Frelimo com provável maioria de 71% A medida em que mais resultados tornam-se disponíveis, a vitória esmagadora da Frelimo é confirmada. As projeções indicam que Filipe Nyusi e a Frelimo deverão vencer confortavelmente a eleição da passada terça-feira com maioria qualificada

103 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI