Cidade de Tete em risco de mais cheias nos próximos dias



Está eminente o registo de mais inundações na cidade de Tete, face a chuva torrencial que se faz sentir na região centro do Malawi, decorrente da massa de ar da República Democrática do Congo e da Zona de Convergência Intertropical.

O alerta emitido pelo Departamento de Mudanças Climáticas e Serviços Meteorológicos do Malawi, afirma que estes dois fenómenos naturais, estão a influenciar desde a madrugada de hoje na mudança do clima nas regiões centro e norte do Malawi, resultando em chuva torrencial associada a tempestades.

O ministério de água e saneamento do Malawi, adverte que esta queda pluviométrica irá provavelmente causar inundações em vários cursos hídricos, incluindo Lingadzi, Linthipe e Lifidzi no distrito de Salima.

Sendo estes rios principais tributários do Rovubue, há maior probabilidade do aumento do caudal, devido as descargas que estão a ser efectuadas, o que poderá afectar a população que vive nas margens sobretudo nos distritos de Tsangano, Angónia, Moatize e Cidade de Tete.

O governo malawiano já ordenou a retirada imediata da população residente nas zonas ribeirinhas e pediu para que as pessoas não atravessassem os rios mencionados até que a situação se normalize nas próximas 24 horas.

Malawi está a tentar reerguer-se dos inúmeros danos causados pela depressão tropical Ana, mas a força da natureza vai contrariando estes esforços, causando mais estragos em zonas antes, tidas como seguras.(RM)

111 visualizações0 comentário