Cidade de Maputo declarado local com transmissão comunitária pela Covid-19


O governo moçambicano declarou, esta segunda-feira a cidade de Maputo, com local geográfico com transmissão comunitária da infecção pelo novo coronavírus.

 O ministro da Saúde, Armindo Tiago, disse em conferência de imprensa de actualização de dados sobre a covid-19, que o facto se justifica devido a alta progressão do número de casos que se registam e o perfil epidemiológico dos infectados. Armindo Tiago explicou que a declaração da cidade de Maputo como área de transmissão comunitária, se justifica pela elevada percentagem de positividade, a existência de cadeias de transmissão não conhecidas e  o registo do aumento da proporção de crianças e idosos, entre os infectados.  “Com este perfil epidemiológico, estão compridos os pressupostos de padrão de transmissão comunitária na cidade de Maputo. Assim, moçambicanas e moçambicanos, a cidade de Maputo é o terceiro local geográfico, a nível nacional, a transitar para o padrão de transmissão comunitária, juntando-se as cidades de Nampula e Pemba”, frisou.  Esta segunda-feira foram reportados cento e quarenta e dois casos, sendo setenta e oito, na capital do país. A transmissão comunitária da COVID-19 é anunciada num dia em que Moçambique registou mais 142 pessoas infectadas pelo novo Coronavírus.

Destes novos casos, 78 são da cidade de Maputo, 21 de Gaza, 34 na província de Maputo, seis de Nampula, dois de Manica e um Sofala, disse o ministro da Saúde, Armindo Tiago, pelando para o cumprimento rigoroso das medidas de prevenção para travar a propagação do vírus.

Dos novos pacientes anunciados esta segunda-feira, 139 são moçambicanos e três estrangeiros

114 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI