Chuvas deixam rastros de destruição em Pemba


By Estacio Valoi


Enquanto em Maputo vive uma vaga de calor com temperaturas subirem vertiginosamente a escala dos 41 graus Celcius obrigando ao consumo acrescido de agua o mesmo não se verifica na cidade de Pemba, e arredores, desde que a chuva vem caindo sem cessar e sem fim a vista durante esta semana natalícia a passagem do fim de ano.

Com a chuva torrencial que se fez sentir desde o dia de ontem ate a madrugada de hoje centenas de pessoas viram-se obrigadas a refugiar-se pelos cantos da casa, sob seus imoveis.

“ Tive que dormir de pé, na minha casa a chuva entrou, molhou tudo. Cadeiras, sofás, geleira, quintal todo alagado ” dizia uma das nossas entrevistadas.

No bairro da expansão casas e estradas ficaram completa e parcialmente destruídas com murros deitados abaixo, chapas de zinco retiradas a forca pelo vento furioso.

‘O meu quintal caiu, algumas chapas foram levadas com o vento. Vou tentar tapar mas não sei quando a chuva voltar!”

São vários os relatos com o mesmo teor e tonalidade, lamentações dos nossos entrevistados

Sem confirmação de mortes o vento forte associado a chuva de incessantemente não só destruiu quintas mas também postes de energia eléctrica, arvores, estradas obrigando aos automobilistas, transeuntes a gincanas de sempre na época chuvosa. O mesmo dilema repete-se.

Ainda no princípio desde ano com a ocorrência do ciclone Kenneth segundo dados uma morte ocorreu na cidade de Pemba no Norte do País devido a um coqueiro que caiu devido a rajadas de vento de 285km/horas e chuvas intensas afectando também milhares de pessoas nos distritos de Macomia, Ilha do Ibo.

Em pemba, o céu continua cinzento anunciando mais chuva. Enquanto isto esta vai caindo de forma normal nos distritos de Ancuabe, Montepuez, e, em Mocímboa da Praia assim como em Macomia começou a chover esta manha por volta das 10horas.

52 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI