• estaciosvaloi

Chopard adquire ouro de mineiros artesanais Colombianos



Por Stacey Hailes | Professional Jewellery


A Chopard, uma ‘casa’ de relógios e joalharia de luxo, em conjunto com a Swiss Better Gold Association – SBGA (Associação Suíça de Ouro Melhor), iniciou a aquisição de ouro dos Barequeros em El Choco, na Colômbia.


El Choco é a segunda maior região de produção de ouro na Colômbia, mas ao mesmo tempo uma das zonas mais pobres do país. Os Barequeros são mineiros artesanais de ouro, 46% do sexo feminino. Utilizam tradicionalmente técnicas mineiras aluviais locais com material manual como controlar o fluxo de agua que entra e sai durante a peneira do ouro. Estas não incluem o emprego de mercúrio, permitindo assim a protecção da biodiversidade da região, entre as mais originais no mundo.


Para estar legalmente registado, os Barequeros precisam de obter uma licença especial que lhes permite produzir manualmente e comercializar até 420g de ouro por ano.


Como parte deste programa, os Barequeros passarão a fornecer ouro como parte de uma rede internacional rastreável e responsável. De acordo com o seu princípio de Jornada para o Luxo Sustentável, a Chopard juntou-se à Associação Suíça de Ouro Melhor que lidera esta nova iniciativa. Esta cadeia de valores faz parte de um programa mais alargado, financiado pelo Swiss Secretariat for Economic Affairs – SECO (Secretariado Suiço para AssuntosEconómicos) e pela SBGA por forma a acolher mineiros de ouro artesanais.


O programa assegura que os Barequeros recebam, não só um preço competitivo, como também um incentivo especial de Ouro Melhor da SBGA de 0,70 Dólares Americanos por grama, para que possam reinvestir e melhorar as suas condições de vida e de trabalho. Para além disso, esta cadeia de valores permite que conheçam o destino exacto do seu ouro. Até à data, 500 Barequeros receberam já apoio desta iniciativa.


A Co-presidente e Directora Artística da Chopard, Caroline Scheufele, partilha: “A sustentabilidade é uma meta dinâmica, é uma viagem que não acaba. E hoje, mais do que nunca, a nossa prioridade tem que ser a de proteger as pessoas no terreno que tornam o nosso negócio possível. Sinto-me honrada por ter sido possível participar junto da SBGA neste projecto extraordinário e estou ansiosa para que cresça ao longo dos anos.”


A Chopard tem vindo a apoiar a mineração artesanal ao longo da sua Viagem para o Luxo Sustentável desde 2013, quando, em conjunto com a Eco-Age, delineou uma relação filantrópica com a influenciável ONG Sul-Americana, a Alliance for Responsible Mining – ARM (Aliança para a Mineração Responsável).


Em 2018, a Chopard – a primeira ‘casa’ de relógios e joalharia de luxo no mundo a apoiar directamente comunidades mineiras através do provimento de formação, assistência social e apoio ambiental, anunciou que havia criado uma cadeia ética de fornecimento de ouro para todas as suas criações de relógios e joalharia.

27 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI