Cheias matam no centro do país


Depois dos estragos nefastos causados pelo Ciclone Idai em Sofala e Manica mais uma vez a chuvas intensas que vem se fazendo sentir naquela região não dão trégua a populações que vinham tentando reerguer-se perante tais fenómenos.

Segundo o Instituto de Gestão de Calamidades (INGC) as chuvas que se fazem sentir já causaram mortes, destruição de vias de acesso, casas deixando algumas famílias isoladas e sem meios de subsistência na zona centro de Moçambique

Na sequência das cheias, no fim-de-semana dois corpos, o de uma adolescente e uma mulher foram encontrados a flutuar no Rio Búzi segundo Stela Zeca secretaria do estado em Sofala. Em conferencia de imprensa a secretaria disse que a adolescente de 16 anos ‘e do distrito de Búzi mas que ainda não se sabia sobre a idade e muito menos sobre a proveniência da mulher.

Ainda durante a semana passada a secretaria referiu que as cheias naquela província já tinham provocado a retirada de 70.070 pessoas, o correspondente a 15.755 famílias, para centros de acomodação ou casas de familiares situadas em locais seguros.

"Queremos saudar a prontidão de muitos singulares que estão a albergar as famílias e outras pessoas. Nos centros de acomodação estão albergadas menos de 50% das pessoas afectadas", frisou Stela Zeca. Para alojar as vítimas das inundações foram criados 30 centros de acomodação, acrescentou a governante.

Em Sofala, os distritos de Búzi, Nhamatanda, Cheringoma, Gorongosa, Caia e Maríngué são os afectados pelas cheias e já destruíram mais de 1.152 casas de caniço, 27 escolas afectando 3.255 alunos e 322 professores assim como inundaram pelo menos, 4.565 hectares de campos de cultivo, afectando 3.400 camponeses. As autoridades locais consideram que a área afectada chega a 8.000 hectares. (Moz24h)

0 visualização

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI