“Campanha eleitoral oculta” do Banco de Moçambique



Que preço os moçambicanos estão a pagar pela emissão monetária excessiva nas eleições de 2019?


Resumo Este Desenvolvimento Review mostra que o recente anúncio do Banco de Moçambique (BM), sobre a desaceleração da inflação para 3.48% em Janeiro, “esconde” a tendência de subida acentuada do nível geral de preços que se verifica nos últimos 6 meses. Esta realidade dura, sobre o agravamento do custo de vida, foi precipitada pela emissão monetária excessiva realizada pelo BM, nas vésperas do início da campanha eleitoral, para influenciar as intenções de votos em benefício da Frelimo e seu candidato presidencial nas eleições gerais de 2019.


1. Enquadramento


OBanco de Moçambique (BM) anunciou no passado dia 11 de Fevereiro de 2020, através do seu website (www.bancomoc.mz), que a inflação anual (variação homóloga) desacelerou para 3,48% em Janeiro, o que representa uma redução de apenas 0.02 pontos percentuais (pp.) em relação a inflação observada (3.50%) em Dezembro de 2019. Na mesma nota, o BM indica que esta desaceleração observada na inflação anual foi influenciada pelos preços das frutas e vegetais. Ora, no presente Desenvolvimento Review (DesR), o CDD mostra que este anúncio do BM “esconde” dinâmicas de evolução de preços que indicam movimentos ascendentes do custo de vida em Moçambique. Por exemplo, desde Julho de 2019 que os produtos alimentares básicos, serviços de educação, serviços de saúde e medicamentos estão cada vez mais caros. Para além de mostrar que os dados do BM não somente escondem uma realidade mais dura sobre aumento do custo de vida no país, este DesR visa também, e sobretudo, mostrar que a subida generalizada dos preços, observada desde Setembro de 2019, é consequência da emissão monetária excessiva realizada pelo BM para influenciar as intenções de votos em benefício da Frelimo e seu candidato presidencial nas eleições gerais de 2019




(Centro de Democracia e Desenvolvimento, 2019)

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