• estaciosvaloi

Cabo Delgado celebrou o dia mundial do Turismo


Decorreu no dia 27 de Setembro, na Casa Provincial de Cultura, em Pemba, a celebração do Dia Mundial do Turismo, sob o lema “Turismo e Desenvolvimento Rural”, ocasião esta que coincidiu com o encerramento da Semana Mundial do Turismo, dirigida por Sua Excelência, Valige Tauabo, Governador da Província de Cabo Delgado.


O evento contou igualmente com a presença da Administradora do Distrito de Pemba, Membros do Conselho Executivo Provincial, INATUR-Delegação Regional Norte, representantes dos Serviços Provinciais de Representação do Estado, do Município da Cidade de Pemba, da Associação de Hotelaria e Turismo (CDTUR), técnicos da Direcção Provincial de Cultura e Turismo, artistas e fazedores das artes, entre outros convidados.


Na ocasião, Valige Tauabo, Governador de Província, deu a conhecer a importância da data, sendo um momento oportuno e único para consciencializar a comunidade e a população em geral sobre o potencial e o valor do turismo na economia local. Ainda nesta senda, o dirigente frisou a necessidade de se fortalecerem as ligações do sector do Turismo com os demais sectores de actividades rumo ao estabelecimento de sinergias entre todos os actores para um desenvolvimento sustentável e inclusivo.


Por sua vez, a Directora Provincial da Cultura e Turismo, Iolanda Almeida, que interveio na ocasião, fez uma breve contextualização da Semana Mundial do Turismo, destacando diversas actividades várias actividades como palestras, exposição de artesanato, plantio de árvores casuarianas, entre outras actividades desde o dia 21 a 26, nomeadamente: lançamento da Semana com um comunicado à imprensa e lançamento virtual oficial do vídeo de dois artistas (Mãezinha da Riana e Jota Jota), a Campanha de Boas-vindas no Aeroporto de Pemba com uma demonstração do humorista Nando Matebule, tendo se alcançado 76 visitantes, exposições de arte e artesanato, promovidas palestras sobre o Agro-turismo aos horticultores e avicultores, exposição de artesanato, webinar sobre o “Turismo Rural: Desafios e Perspectivas no Contexto Moçambicano” e, plantio de árvores/casuarinas na orla marítima (ZIT).



O evento contou com exposições de artesanato, de artes plásticas, de gastronomia (com pratos típicos locais) e de serviços (saúde e informação útil sobre o turismo).


Para abrilhantar a efeméride, o embondeiro da música local, o músico Imamo Age, procedeu à abertura do momento cultural do evento, seguido do poeta Latifo Afate. Por sua vez, os músicos emergentes da CPC, presentearam a plateia com uma surpresa musical alusiva ao Dia, seguida da actualização da cantora Carla Mateus e do Grego Riquicho, a fechar os momentos culturais da efeméride.


Fonte: DPCT-CD (2020)

41 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI