Avião tanzaniano descarrega logística militar em Pemba


Um movimento desusado de aviões caracteriza, desde o domingo passado, o Aeroporto de Pemba,com o desembarque de efectivos e de diverso equipamento militar para apoiar as Forças de Defesa e Segurança (FDS) que combatem o terrorismo na província de Cabo Delgado. Uma das aeronaves foi um cargueiro militar tanzaniano.

Fontes asseguraram que ocargueiro da Força Aérea da República Unida Tanzânia fez de domingo até ontem uma série de“vai-vens”, em operações de desembarque de efectivos e diverso equipamento militar bélico,com destaque para veículos e armamento.

Estrategicamente, as fontes não fazem referência ao número de homens que desembarcam no Aeroporto de Pemba, a bordo do cargueiro Y8, da série dos YAKLOV, nem a quantidade do equipamento.

No Aeroporto de Pemba é possível ver também helicópteros das forças aéreas da África do Sul, do Botswana e também do Ruanda, cujos militares (mil homens) foram os primeiros efectivos estrangeiros a chegar ao país.

Há indicações de que as forças ruandesas, em colaboração com as Forças de Defesa e Segurança (FDS), têm infligido pesadas baixas aos terroristas, muitos dos quais fogem em debandada para as terras do interior.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse há dias haver muitos civis resgatados do cativeiro dos terroristas, na sequência da fuga destes.



Fonte: Jornal Noticias

95 visualizações0 comentário