Ataques armados na zona centro: Camionistas exigem protecção policial


Os já frequentes ataques a viaturas na estrada N1 levou a camionistas que circulam nesta via a exigirem protecção policial. Ontem vários camionistas prostestaram na cruzamento do Inchope, recusando-se a continuar viagem sem que tenham protecção policial. A situaçao originou congestionamento de camioes de carga e autocarros. Ainda ontem, novos ataques aconteceram na zona Centro. O primeiro foi contra uma viatura de transporte semi-colectivo de 15 lugares na zona de Muda Serração, a 20 quilómetros a sul do Inchope, e o segundo em Tchiro foi contra um camião de carga. Estes ataques não fizeram vítimas.

O director de Ordem e Segurança Pública da PRM na província de Manica, Inácio Dina, que dialogou com os camionistas que protestavam, garantiu que a Polícia da República de Moçambique, está a “ manter segurança na N1 e N6”.


Afinal quem são os autores dos ataques?


Os ataques armados que têm a zona centro como principal palco, já provocaram desde o mês de Agosto oito mortos e vários feridos. Na semana passada, a ousadia dos atacantes foi tal que assassinaram um elemento da Polícia e incendiaram uma viatura da corporação.

No entanto,até hoje não se sabe quem está a protagonizar os ataques que já mostram ser uma fissura no clima de paz e tranquildade, que se vivia um pouco por todo o país (a excepção de alguns distritos da província de Cabo Delgado). Em algum momento, os referidos ataques foram imputados a « Junta Militar da Renamo» dirigida por Mariano Nhongo. Contudo, este negou a autoria dos ataques a acusou a homens da Renamo sob comando de Ossufo Momad de estarem por detrás dos ataques.

Mas até hoje os ataques não foram reivindicados e, a Polícia da República de Moçambique ainda não foi capaz de determinar os autores dos ataques que já começam a criar instabilidade na zona centro. ( Redacção)

63 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI