AT frustra tentativa de contrabando em Ressano Garcia


Em mais uma acção de combate cerrado ao contrabando, a Autoridade Tributária de Moçambique frustrou, na noite da última quarta-feira, 07 de Outubro, na Fronteira de Ressano Garcia, distrito de Moamba, Província de Maputo, uma tentativa de fuga ao fisco, ao apreender cerca de 17 toneladas de frango congelado e mais de 600 caixas de bebidas alcoólicas.

Está por detrás da apreensão da mercadoria, ora mencionada, a falta de observância dos procedimentos exigíveis no acto da importação, falsas declarações e falta do selo fiscal, no que concerne às bebidas alcoólicas, o não acondicionamento em meios apropriados e a falta de apresentação do certificado fitossanitário, no caso de frango.

Falando a cerca das actividades que AT tem levado a cabo a nível da Província de Maputo, Leonel Vasco, Director Operacional das Alfândegas, naquele ponto do país, reiterou que a força, sob o seu comando, continuará a encetar esforços com vista a reduzir, para níveis mínimos, os actos de contrabando, em toda a linha da fronteira de Ressano Garcia e em todos os pontos de entrada e saída de mercadorias e bens, na área sob sua jurisdição.

Leonel Vasco foi incisivo ao afirmar que a AT será implacável às tentativas de contrabando e lançou repto às comunidades residentes nas imediações da fronteira e ao público em geral, por forma a juntar sinergias e, com a AT, combater os que, incansavelmente, lutam para dilacerar a economia nacional.

Numa outra abordagem, Vasco apelou aos importadores ou seus representantes e ao público em geral, a servir-se dos canais que a instituição tem disponibilizado para conceder informações relativas aos procedimentos a observar antes e no momento do desemabaraço aduaneiro.

Refira-se que nos últimos meses a AT tem desenvolvido, nas diferentes fronteiras do país, diversas acções com vista à consciencialização dos cidadãos em matérias fiscais e consequente maximizaçao dos índices de arrecadação de receita.

200 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI