Arafat Cossa lança “O Oxigénio das Relações Interpessoais”


Em sua obra de estreia, intitulada “Oratória - O Oxigénio das Relações Interpessoais”, o escritor moçambicano Arafat Cossa mostra como a “oratória” pode influenciar no desenvolvimento das relações sociais. Composto por 104 páginas, o livro retrata matérias ligadas à comunicação interpessoal, com destaque para a capacidade de bem falar em público, entre outras do campo da comunicação.

Trata-se de uma obra literária pioneira na área da oratória, abordando questões cruciais que caracterizam o grosso da massa social moçambicana, com enfoque para estudantes universitários e profissionais de áreas diversas.

Para o autor do livro, o sentimento de lacuna no uso da oratória, no dia-a-dia da sociedade moçambicana, foi a principal razão para escrever a “Oratória – O Oxigénio das Relações Interpessoais”

“A escolha do título tem a ver com a importância que damos ao oxigénio para a nossa vida e, por causa de algumas observações e até por algumas pesquisas científicas, cheguei à conclusão de que não é exagerado dizer que a oratória é tão importante para a vida, para a saúde e para o sucesso das relações interpessoais, da mesma maneira que o oxigénio é para a nossa vida”, descreve o autor.

Parte do conteúdo da obra é baseada numa pesquisa científica realizada com o intuito de aferir o potencial contributo que o ensino da disciplina de Oratória poderá dar, para a melhoria do desempenho académico e profissional dos estudantes no ensino superior, sendo por isso um forte e potencial contributo para uma revisão dos programas curriculares do ensino superior a nível nacional.

O livro surge ainda como um meio de promoção e incentivo da produção literária para a camada juvenil na sociedade moçambicana, considerando que o autor iniciou a produção da obra aos 22 anos de idade e publica-a aos 24.

De carácter didáctico, a obra foi lançada na última sexta-feira, em Maputo, no auditório do Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique, numa cerimónia testemunhada por membros do Governo, com destaque para o Ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, docentes e pesquisadores de áreas diversas, incluindo comunicação, bem como membros da sociedade civil.

Sobre o Autor:

Arafat Cossa é comunicador social há 10 anos, tendo passado pelos microfones da Rádio Moçambique e telas da Televisão de Moçambique. Formado em Comunicação e Relações Empresariais, pelo Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique, é criador de um Curso de Oratória ministrado para estudantes e sociedade em geral, desde 2019. Actualmente, actua como Orador Profissional, Formador e Consultor em matéria de comunicação.

31 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI