Ara-Sul incrementa descargas nas barragens da região sul do país


Alguns distritos da província de Maputo poderão registar circulação condicionada nos próximos dias, devido ao aumento do caudal dos principais rios da região sul do país.

O facto surge na sequência das chuvas que caem localmente e em alguns países vizinhos, situação que está a ditar o aumento dos níveis de escoamento, devido a saturação das barragens de retenção de água.

O Director da Divisão de Gestão da Bacia Hidrográfica do Umbeluzi, explica que desde o passado mês de Dezembro, o país tem estado a receber escoamentos significativos do Reino de Eswathini e da África do Sul.

Em face desta situação Jaime Timba, avança que a partir desta quarta-feira, as barragens da região sul do país, deverão incrementar os seus volumes de descargas, facto que poderá inundar algumas vias de acesso e campos agrícolas.

O Director da Divisão de Gestão da Bacia Hidrográfica do Umbeluzi, reitera o apelo para retirada das famílias que residem nas zonas ribeirinhas dos principais rios de Maputo, com destaque para as bacias de Maputo, Incomati e Umbeluzi.

A Ara Sul, prevê a inundação de campos agrícolas e circulação condicionada nos troços Maragra-Machubo, Maragra-Calanga, Magude-Chinhanguanine, Magude Motaze, bem como em vias secundárias e terciárias. (RM)

40 visualizações0 comentário