Apagão na zona sul precipita saida de Aly Sicola do poleiro da EDM


O Governo decidiu exonerar o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Electricidade de Moçambique (EDM), Aly Sicola, após ocupar o cargo durante um ano e meio e no seu lugar nomeou Marcelino Gildo Alberto. Com a troca, o Governo pretende imprimir uma nova dinâmica na empresa.

A mudança na gestão da empresa é feita poucos dias após o incidente que deixou a região sul do país às escuras como forma de se salvar a vida de um cidadão pendurado em um dos postes de transmissão de energia de alta tensão.

Trata-se de uma decisão explicada pelo Executivo nos seguintes termos: “Não é comum que se tragam essas abordagens sobre os motivos, o que posso adiantar é que a administração pública funciona desta forma, somos todos chamados a dar a nossa contribuição quando se entenda imprimir uma nova dinâmica ou colocar pessoas que compreendam os processos eventualmente mais importantes num certo momento”.

O novo PCA da EDM era até a sua nomeação assessor do Presidente do Conselho de Administração da EDMl em matérias estratégicas e transversais. Era coordenador da elaboração da Estratégia da EDM 2018-2028 e coordenador da Elaboração do Plano de Negócios 2020-2024, funções que exercia desde 2018.

Marcelino Gildo Alberto, pós-graduado em Gestão de Empresas, foi ainda director Interino do Projecto da Hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa e Membro do Conselho de Administração da Hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa.

Sua nomeação acontece um dia após Carlos Yum, administrador da EDM ter sido nomeado director do Gabinete de Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa.

207 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI