AO MINUTO: "Ataque em grande escala" em Lugansk?; 18 jornalistas mortos


Ao 41.º dia da invasão russa da Ucrânia, o centro das atenções continua virado para os ataques contra civis cometidos por tropas russas na cidade ucraniana de Bucha, nos arredores de Kyiv. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai intervir esta terça-feira na reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que será dominada pelo alegado massacre. Segundo o líder ucraniano, há pelo menos 300 vítimas mortais.


Por sua vez, o subsecretário-geral da ONU para os Assuntos Humanitários, Martin Griffiths, revelou ontem que manteve em Moscovo contactos “produtivos” com o governo russo para promover uma trégua humanitária na Ucrânia.

Face ao ataque, vários países decidiram expulsar diplomáticos russos. Em França, 35 funcionários foram afastados por terem “ações” que são “contra” os “interesses de segurança nacional” franceses. Já na Alemanha, 40 diplomatas russos da embaixada de Berlim foram declarados “persona non grata”. Na Lituânia, o embaixador russo em Vilnius foi “convidado a sair”.

Pelo menos 2.097 civis morreram e 1.430 ficaram feridos desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, segundo dados confirmados pela ONU. A guerra já levou à fuga de mais de dez milhões de pessoas, 4,1 milhões das quais para países vizinhos.


https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1968991/ao-minuto-ataque-em-grande-escala-em-lugansk-18-jornalistas-mortos

(NM)

43 visualizações0 comentário