Amusi: A quarta força política


Por Sérgio Cossa


Os resultados eleitorais que têm estado a ser divulgados pelos órgãos de Administração Eleitoral, e já contestados por alguns formações políticas, mostram uma surpreendente quarta força política. Amusi, Acção do Movimento Unido para a Salvação Integral, presidida pelo candidato presidencial Mário Albino, aparece em muitos círculos eleitorais como a quarta formação política mais votada atrás dos três partidos com representação parlamentar: Frelimo, Renamo e MDM. Os dados disponíveis indicam que esta formação política poderá eleger deputados para a nova legislatura. Aliás, o secretário-geral do AMUSI, Sumaila Alberto, já disse a comunicação social que acredita que a sua formação política vai estar representada no Parlamento. AMUSI foi fundado há quatro anos em Nampula.

A medida que os resultados eleitorais vão sendo divulgado, vai ficando claro que algumas formações políticas que acreditavam entrar na Assembleia da República na próxima legislatura estão muito longe disso. A título de exemplo, a Nova Democracia, liderada por Salomão Muchanga, antigo líder juvenil com passagem pela Renamo, Conselho Nacional da Juventude e Parlamento Juvenil, não parece ter impressionado o eleitorado ao ponto de poder de poder eleger deputados para a próxima legislatura. Outra formação política que alimentou alguma expectativa foi o PODEMOS. Fundada supostamente por dissidente do partido Frelimo houve quem acreditou que poderia mobilizar votos suficientes para entrar no Parlamento. Mas os resultados até agora divulgados mostram que o PODEMOS está muito longe de entrar na Assembleia da República.

Mas apesar dos resultados já divulgados darem uma clara vitória ao partido Frelimo e ao seu candidato presidencial, Filipe Nyusi, os dois maiores partidos da oposição, Renamo e MDM, já contestaram os mesmos alegando fraude. Estes partidos já fizeram saber que não vão aceitar os resultados das eleições de 15 de Outubro.

47 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI