Amanhã realiza-se 2ª edição do IncluArte


Por ocasião da celebração do Dia Internacional das Pessoas Com Deficiência (PcD), que se assinala amanhã, 3 de Dezembro, o movimento de activistas sociais (liderado pela poetisa moçambicana Énia Lipanga) realiza, às 18h, a segunda edição do recital de poesia, teatro e música inclusiva – IncluArte (Inclusão e Artes). O evento, terá lugar na Fundação Fernando Leite Couto, visa consciencializar os promotores de eventos sobre a necessidade de inclusão em divertimentos públicos e espectáculos.

Depois do impacto que teve a primeira edição do IncluArte, realizado a 26 de Junho deste ano, o movimento de activistas liderado poetisa mo considerou importante criar a segunda edição como forma de promover cada vez mais a compreensão de assuntos ligados a temática e mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e bem-estar das PcD.

O IncluArte é um sarau cultural criado por jovens que através da poesia, música e teatro pretende destacar a importância do braile e das Línguas de Sinais de Moçambique (LSM) na construção de uma sociedade inclusiva. A ideia desta representação artística surge, num contexto, em que as PcD têm enfrentado diversos desafios para aceder aos recintos de espectáculos e compreender as letras musicais dos artistas.

Na música, a segunda edição do IncluArte contará com a presença de Yolanda Kakana, Sizaquiel, Rafael Bata, Sérgio Muiambo, Beauty e Edinise Nassone (violinista). Na poesia estará Leo Cote, Negro, Eurosinanda e Vatsundzuxi.  No teatro estará Isabel Jorge (atriz do Mutumbela Gogo). A apresentação do evento será a cargo de Andrea Silva (Activista Social) e Abdul Remane Ibraimo (jornalista da TV Surdo). O sarau cultural terá ainda uma exposição de obras de arte da Tónia - Artista Plástica.

O evento conta com uma parceria da TV Surdo – Mídia Inclusiva.(Redação)

35 visualizações0 comentário