Alice Mabota torna-se na primeira mulher a concorrer à Presidência da República


Alice Mabote tornou-se esta segunda-feira (15), na primeira mulher a concorrer para o cargo de Presidente da República, ao submeter ao Conselho Constitucional a sua candidatura pela Coligação Aliança Democrática (CAD), um grupo de partidos políticos não parlamentares.

Num discurso emotivo, após a submissão da sua candidatura ao cargo de Presidente da República, para as eleições gerais de 15 de Outubro, Alice Mabote disse que concorre porque os jovens, idosos, crianças, mulheres e homens merecem melhor. "Aceitei o desafio porque dediquei mais da metade da minha vida à justiça, pelos direitos e dignidade humana", disse Alice que diz que foi convidada em Abril deste ano, por um grupo de compatriotas para salvar um país à beira da falência.

"Aceitei a proposta ciente de que não será fácil. Existe uma máquina e um modelo eleitoral que constitui um desafio imenso para a viabilização desta candidatura. Mas isto não nos assusta. Sei que sou pequena. Sei que vou enfrentar pedrinhas, pedras e pedregulhos. Mas a vontade de mudar o país, recolocá-lo no progresso é muito mais forte que não me permite desistir", disse arrancando fortes aplausos dos seus apoiantes.

A candidatura da Alice Mabote que durante décadas advogou pelos direitos humanos em Moçambique, contou com 13.160 assinaturas.

Alice Mabote disse que nos últimos anos, o país regrediu no que tange aos direitos e dignidade humana e pediu apoio a todos os moçambicanos. "Espero que o povo nos dê um voto de confiança e nós vamos honrar esta confiança. Com esta candidatura convidamos a todos os cidadãos moçambicanos, em todo o território nacional e até na diáspora, a embarcar neste processo de uma nação nova. Queremos contribuir para que cada moçambicano tenha orgulho de ser moçambicano", afirmou. (Redacção)


In Confidencial, Facebook.


572 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI