Alice Mabota fora da corrida presidencial


O Conselho Constitucional (CC) rejeitou, ontem, as candidaturas presidenciais de Alice Mabota, Hélder Mendonça e Eugênio Estevão.

O CC, agora presidido por Lúcia da Luz Ribeiro, que substituiu Hermegildo Gamito, depois de verificar os pedidos de candidatuta produziu o Acórdão CC/07/2019 onde alega que os candidatos excluídos não cumpriram com todos os preceitos legais para concorrerem ao cargo da Presidência da República. O CC justificou a decisão com o facto de as candidaturas "não preencherem os requisitos legalmente exigidos".



"Pelo exposto, o Conselho Constitucional delibera:

a)Admitir como candidatos ao cargo de Presidente da República os cidadãos Daviz Mbepo Simango, Filipe Jacinto Nyusi, Mário Albino e Ossufo Momade.

b) Rejeitar as candidaturas ao mesmo cargo dos cidadãos Eugénio Estêvão, Hélder Luís Paulo de Mendonça e Maria Alice Mabota, por não preencherem os requisitos legalmente exigíveis. Notifique imediatamente os candidatos ou seus mandatários, à Comissão Nacional de Eleições, afixe e publique-se, nos termos dos números 2 e 3 do artigo 90 da Lei Orgânica do Conselho Constitucional," lê-se no Acórdão do Conselho Constitucional.


O “chumbo” da candidatura de Alice Mabota, uma advogada que bateu por decádas pelos direitos humanos em Moçambique deixou parte do eleitorado do genêro femenino desapontado. Arlete Manhiça , 49 anos, disse ao Moz24H que “Queria votar na Dra Alice, porque acho que uma mulher podia organizar o país”. A mesma opinião é de Carlota Cossa de 56 anos. “era nela que ia votar agora já não sei a quem votar.”. Para já fica a consolação e o feito histórico de Alice Mobata ter sido a primeira mulher que tentou concorrer para a eleição presidencial.

0 visualização

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI