Aires Aly quer saber quem é "New Man"


O deputado Aires Aly da bancada parlamentar da Frelimo quer saber da Procuradora Geral da República quem é "New Man". "New Man" é a figura mencionada por Jean Boustani, o libanes que foi julgado e absolvido num tribunal de New York no caso das "dividas ocultas" na acusação americana.

Jean Boustani então negociador da Privinvest é tido como o arquitecto das dívidas ocultas de Moçambique denuciou nesse julgamento o partido Frelimo por ter recebido 10 milhões de dólares da Privinvest. Boustani não se ficou por ai. Apontou o Presidente Filipe Nyusi como tendo recebido 2 milhões de dólares.

“Nuy é o actual presidente de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi. Pagamos-lhe um milhão de dólares como contribuição para a sua campanha eleitoral (em 2014)”, revelou Boustani.

O empresário libanês disse ao Juiz William F. Kuntz II que o dinheiro para Nyusi foi enviado para uma empresa chamada Sunflower International, com sede em Abu Dhabi.

O nome Nuy tinha sido mencionado noutros documentos e associado a outras designações como New Man.

“Acho que era em maio de 2014, por essa altura já sabíamos qual era a dimensão dos projetos em Moçambique. Era, também, a campanha do futuro Presidente Filipe Nyusi, para a qual contribuímos”, revelou Jean Boustani nesse julgamento.

Na altura da contratação das dívidas Filipe Nyusi era ministro da Defesa, indicado para candidato presidencial da Frelimo, em substituição de Armando Guebuza. A curiosidade de Aires Aly não foi respondida. (Moz24h)

1.430 visualizações0 comentário