Acidente de viação faz 126 feridos no sul de Moçambique

Pelo menos 126 pessoas ficaram feridas, incluindo 29 com gravidade, quando o veículo pesado adaptado em que seguiam se despistou e capotou na noite de quarta-feira no sul de Moçambique, anunciaram hoje as autoridades.


© Lusa


A viatura envolvida no sinistro em Moamba transportava 138 trabalhadores de uma empresa, dos quais 29 ficaram gravemente feridos, 97 tiveram ferimentos ligeiros e 12 saíram ilesos, disse à comunicação social Juarce Martins, porta-voz da polícia na província de Maputo.

A polícia aponta o excesso de velocidade como presumível causa do acidente.

"Trata-se de um veículo articulado" e "o condutor não teve destreza adequada no troço" que atravessava, acrescentou o porta-voz da polícia, referindo que o motorista está "detido para averiguações".


As vítimas foram levadas para hospitais locais e 106 já tiveram alta, avançou Cátia Fonseca, diretora do serviço de urgência do Hospital Provincial da Matola, referindo que foi necessário um "reforço da equipa" na unidade.


Os índices de sinistralidade rodoviária em Moçambique são classificados como dramáticos por várias organizações.


As autoridades moçambicanas têm apontado o excesso de velocidade e condução sob efeito de álcool como as principais causas dos sinistros.


Em média, pelo menos mil pessoas morrem anualmente nas estradas, segundo dados avançados à Lusa pela Associação Moçambicana Para as Vítimas de Insegurança Rodoviária (Amviro).

41 visualizações0 comentário